Achievements, Dicas, World of Warcraft

Conquistas Artífice Mercador e Artesão Pessoal

9 de abril de 2024 0 Comentários 309 visualizações

Olá, gentes! 💜

Se você, assim como eu, chegou atrasado na festa dos Pedidos de Criação para profissões no WoW ou tem alguma profissão que não é muito otimizada para isso, este guia é para você! Por algum tempo eu estava preocupada sobre como eu iria completar as conquistas Artífice Mercador e Artesão Pessoal, apesar de que a segunda é fácil de resolver, só dá um pouco de trabalho e também leva bastante tempo.

Procurando por meios de completar essas conquistas, acabei indo pesquisar sobre alternativas sobre como agilizar este processo, e tombei com algumas opções, sendo uma delas o addon Profession Shopping List (para o qual fiz um guia recentemente aqui no blog), porém pra mim a parte de quick order para os alts funciona apenas com alguns personagens 🙁

Então para os demais personagens resolvi correr atrás de outro método e encontrei um nos comentários do Wowhead que vão ajudar, e resolvi fazer este post com as dicas do guia, e pessoalmente inclui algumas sugestões de itens para cada profissão que podem ser criados sem muito custo. Obrigada ao Magodanilo na Twitch por sugerir este post e, se você também tem alguma sugestão, deixe aqui nos comentários ou me fala na minha Live na Twitch!

Sem mais delongas, hora de aproveitar o downtime da expansão onde o preço dos reagentes é mais razoável e partiu conquistas!

Preparando para enviar pedidos de criação

Antes de começar a farmar estas conquistas vamos a algumas informações importantes!

A conquista Artesão Pessoal requer que você complete 500 pedidos de criação pessoais, enviados diretamente pro seu personagem, enquanto a conquista Artífice Mercador requer que você complete 1000 pedidos, independente do tipo (pessoal, guilda ou público). Com este guia você trabalhará nas duas conquistas simultaneamente, mas é válido notar os seguintes pontos.

  • O critério de ambas conquistas é feito por personagem, o que significa que as 1000 ordens de serviço precisam ser feitas no mesmo personagem.
  • Você pode ter um máximo de 50 pedidos de criação criados em um personagem, mas você pode enviar estes pedidos com múltiplos personagens, uma vez que não existe um limite de quantos pedidos você pode receber por vez.
  • Cada postagem de pedido de criação tem um custo além da comissão do crafter. Este custo é de 5 de ouro e você precisará de 5000 ouro para fazer as duas conquistas desde o início.
  • Uma vez desbloqueada, os títulos recebidos das conquistas podem ser usados com qualquer personagem, portanto se você tem uma combinação que não ajude muito na conquista (como alquimia e herborismo, por exemplo) considere fazer as conquistas com alts.

Tendo estas informações em mente, confira abaixo dois métodos para fazer pedidos de criação rapidamente, uma macro para criar os itens de forma mais prática e uma lista de sugestões por profissão para utilizar!

Como enviar Pedidos de Criação para alts usando o addon Profession Shopping List

Enviando pedidos de criação via quick order no addon Profession Shopping List

Utilizando o addon Profession Shopping List, você tem uma opção de Quick Order para algum personagem. Apesar de que nem sempre esta opção funciona corretamente pra mim, a maneira adequada de habilitar isso é:

  • Envie um pedido de criação regular para o personagem que fará a conquista manualmente. No meu caso, eu faria um pedido para a Arganthe de um Punhado de Rolos de Serevita, com uma comissão de 1 prata e duração de 12 horas.
  • O próximo passo seria logar na Arganthe e criar a ordem para registrar a personagem como o “alvo” do pedido de criação (isso cria uma espécie de cache no addon). Desta forma, quando voltasse em algum alt, poderia enviar o pedido de criação rapidamente para ela utilizando o botão que aparece no canto inferior esquerdo da tela de pedido de criação.

Usando este método, você pode optar por utilizar seus próprios materiais ou não, pra isso na página de pedido do item, você pode marcar a opção “Use local reagents” para usar os materiais do personagem fazendo o pedido ou desmarcá-la para que o personagem que fará o pedido (no meu exemplo a Arganthe) utilizar os próprios materiais. Quando você clica em Quick Order neste método uma vez, o botão do canto inferior direito ficará habilitado para reenviar a mesma ordem quantas vezes quiser (até um limite de 50 pedidos).

Profession Shopping List - Quick Order

Como enviar Pedidos de Criação para alts usando macros

Com macros pode ser igualmente simples criar múltiplos pedidos de criação para algum alt, porém é preciso bastante atenção na hora de editar a macro para garantir que você irá adicionar corretamente as informações que precisam ser editadas nelas, portanto se optar por este método edite corretamente os campos sugeridos!

Todas as macros abaixo foram publicadas no comentário do usuário Shoogen no Wowhead para a conquista Artífice Mercador e foram pessoalmente testadas por mim, porém certifique-se de fazer um teste com cada uma após utilizá-las in game por segurança.

Macro 1: Pedido de Criação

A macro abaixo faz um pedido de criação de um item específico para um personagem específico, sem enviar os reagentes (neste caso o personagem com o qual fará os pedidos deve tê-los).

Para usá-la corretamente, tenha a janela de criar um novo pedido aberta.

/run C_CraftingOrders.PlaceNewOrder({ skillLineAbilityID=00000, orderType=2, orderDuration=0, tipAmount=100, customerNotes="", orderTarget="NOME123", reagentItems={}, craftingReagentItems={} })

Em resumo, os únicos atributos que modificaremos na macro são o skillLineAbilityID e orderTarget porém, para fins de transparência, os atributos dela são os seguintes:

  • skillLineAbilityID – Este é o número da ação de crafting do item. Infelizmente esta não é uma informação encontrada no Wowhead ou com addons como o idTip. Para encontrar o skillLineAbilityID de um item recomendo o uso do site WoW.tools caso queira encontrar este ID para um item específico.  Aqui no guia colocarei os IDs corretos para os itens sugeridos logo abaixo.
  • orderType – determina se a ordem é pública, pessoal ou para guilda. No código, o 2 indica Pedido Pessoal.
  • orderDuration – determina o tempo da ordem. Por ser um atributo do tipo int e pré ajustado, o número 0 representa ordens de 12h de duração.
  • tipAmount – valor em gold a ser pago na Comissão. 100 indica que o valor pago será de 1 prata, o mínimo valor possível.
  • customerNotes – este atributo acrescenta uma nota para o crafter. Como estamos enviando para alts não há necessidade de preencher este campo.
  • orderTarget – Este é o campo onde você preenche o nome do personagem que criará o item para enviar o pedido pessoal. Não tenho certeza se para reinos conectados seja possível acrescentar nome-reino, portanto assumirei que isso funciona apenas para personagens no mesmo reino. Substitua completamente o NOME123 para o nome do personagem preferido.
  • reagentItems – acredito que este atributo crie um array dos reagentes utilizados na receita. Como não estamos enviando os reagentes o array fica vazio.
  • craftingReagentItems – provavelmente de forma semelhante ao item anterior, este item contem um array, porém de reagente opcionais. Para nosso propósito este campo também ficará vazio.

Esta macro pode ser utilizada várias vezes e, após atingir o limite de 50 pedidos no personagem, ela não enviará mais pedidos, portanto é segura de usar e nenhum ouro será usado de forma desnecessária. Mais abaixo no guia, você pode encontrar uma sugestão de macro para itens de profissão já feitas com o skillLineAbilityID já pronto, sendo necessário apenas mudar o orderTarget.

Nota: o NOME123 nas macros está assim para evitar que, caso alguém rode as sugestões de macro por acidente apenas com o nome “Nome”, a ordem não seja enviada para um possível personagem do servidor que se chame nome antes de substituir o orderTarget corretamente 😀

Macro 2: Completando Pedidos de Criação

A macro abaixo basicamente clica nos botões necessários para completar um pedido. Você deve usá-la múltiplas vezes para ela Inicie o Pedido, clique no botão Criar, selecione Sim na confirmação de que usará seus materiais e complete o pedido. Esta macro não seleciona os pedidos na lista, o que inclusive é recomendado para evitar criar pedidos pessoais que não tenham sido enviados por você, portanto ainda é preciso selecionar manualmente cada item.

Para usá-la corretamente, abra um pedido de criação e utilize-a diversas vezes até concluir a criação do item.

/run function c(b) if b:IsVisible() then b:Click() end end; f=ProfessionsFrame.OrdersPage.OrderView; c(f.OrderInfo.StartOrderButton); c(f.CreateButton); c(StaticPopup1Button1); c(f.CompleteOrderButton);

Com esta macro você pode criar pedidos com materiais enviados pelos personagens ou com os seus próprios materiais, então confira duas vezes antes de criar as ordens de serviço. Vale notar também que a vantagem de ter os materiais no personagem enviando a ordem facilita na hora de criá-las, pois evita uma confirmação extra na hora de criar os pedidos.

Aviso: A macro é muito útil, porém sempre confira duas vezes antes de criar uma ordem pessoal para evitar de criar não enviadas por você!

Bônus – Macro 3: Apagando cartas de pedidos concluídos

Pra mim a parte mais chata de enviar e receber pedidos de criação são as cartas que ficam no seu correio independente de já ter pego os itens criados. A macro abaixo apaga as mensagens do correio.

Para usá-la corretamente, esteja com a janela de correio aberta. Tenha em mente que esta macro apaga qualquer mensagem lida e sem nenhum anexo.

/click MailItem1Button
/click OpenMailAttachmentButton1
/click OpenMailDeleteButton

Itens sugeridos para as conquistas

Agora que já temos o addon e macros que podem facilitar a vida na hora de farmar estas duas conquistas vamos para a próxima parte importante: quais itens baratos de criar as conquistas Artífice Mercador e Artesão Pessoal em cada uma das profissões?

Por sorte quase todas as profissões de criação tem ao menos um item simples de se criar e que não usam reagentes caros! A lista foi pensada com itens que, apesar de serem relativamente baratos de se criar, podem ter uma utilidade posterior ou são práticos de vender na casa de leilão.

AlfaiatariaAlquimiaCourariaEncantamentoEngenhariaEscrivaniaFerrariaJoalheria

Para alfaiataria, o item mais prático e barato para criar em massa é o Rolo de Selvatrama.

/run C_CraftingOrders.PlaceNewOrder({ skillLineAbilityID=47280, orderType=2, orderDuration=0, tipAmount=100, customerNotes="", orderTarget="NOME123", reagentItems={}, craftingReagentItems={} })

Lembre-se de substituir o NOME123 na macro pelo nome de seu personagem com alfaiataria.

Para alquimia, infelizmente não existe nenhum item “barato” de se criar através de pedidos de criação, porém na minha opinião uma boa sugestão de repetição seriam os frascos relacionados a profissão, como:

Os exemplos acima são para itens úteis para pessoas com profissão de coleta, e por serem vinculados sugiro que faça o pedido de criação com um personagem herborista, minerador ou que tenha esfolamento.

Mas minha real sugestão neste caso é: tente fazer esta conquista com qualquer outra profissão de criação 🥲

Para couraria, o item mais prático e barato para criar em massa são as braçadeiras de escama do abre-trilhas.

/run C_CraftingOrders.PlaceNewOrder({ skillLineAbilityID=47123, orderType=2, orderDuration=0, tipAmount=100, customerNotes="", orderTarget="NOME123", reagentItems={}, craftingReagentItems={} })

Lembre-se de substituir o NOME123 na macro pelo nome de seu personagem com couraria.

Uma sugestão extra é fazer os pedidos de criação em um personagem com encantamento, assim, ao receber os itens dos pedidos, você pode desencantá-los para receber materiais úteis.

Para encantamento, o item mais prático e barato para criar em massa é o Bastão Rúnico de Serevita.

/run C_CraftingOrders.PlaceNewOrder({ skillLineAbilityID=47951, orderType=2, orderDuration=0, tipAmount=100, customerNotes="", orderTarget="NOME123", reagentItems={}, craftingReagentItems={} })

Lembre-se de substituir o NOME123 na macro pelo nome de seu personagem com encantamento.

Para engenharia, o item mais prático e barato para criar em massa é o Punhado de Rolos de Serevita.

/run C_CraftingOrders.PlaceNewOrder({ skillLineAbilityID=47447, orderType=2, orderDuration=0, tipAmount=100, customerNotes="", orderTarget="NOME123", reagentItems={}, craftingReagentItems={} })

Lembre-se de substituir o NOME123 na macro pelo nome de seu personagem com engenharia.

Para escrivania, o item mais prático e barato para criar em massa é a Tinta Serena.

/run C_CraftingOrders.PlaceNewOrder({ skillLineAbilityID=47568, orderType=2, orderDuration=0, tipAmount=100, customerNotes="", orderTarget="NOME123", reagentItems={}, craftingReagentItems={} })

Lembre-se de substituir o NOME123 na macro pelo nome de seu personagem com escrivania.

Para ferraria, o item mais prático e barato para criar em massa é a Pá da Expedição Robusta.

/run C_CraftingOrders.PlaceNewOrder({ skillLineAbilityID=47751, orderType=2, orderDuration=0, tipAmount=100, customerNotes="", orderTarget="NOME123", reagentItems={}, craftingReagentItems={} })

Lembre-se de substituir o NOME123 na macro pelo nome de seu personagem com ferraria.

Apesar de o Martelo de Consertos de Serevita possa sair um pouco mais barato, ele infelizmente pode ser usado apenas por personagens com Ferraria, enquanto a Pá da Expedição Robusta pode ser enviada para todos os seus personagens que estejam nas Ilhas do Dragão e podem ser utilizadas para encontrar tesouros úteis.

Para joalheria, o item mais prático e barato para criar em massa é a Fecho Cintilante.

/run C_CraftingOrders.PlaceNewOrder({ skillLineAbilityID=46968, orderType=2, orderDuration=0, tipAmount=100, customerNotes="", orderTarget="NOME123", reagentItems={}, craftingReagentItems={} })

Lembre-se de substituir o NOME123 na macro pelo nome de seu personagem com joalheria.


E é isso! Espero que estas dicas ajudem e que o farm pelas conquistas não seja tão ruim e demorado quanto se espera!

Boa semana e nos vemos na live amanhã!

Tags

Ir ao Topo