• Início
  • Destaque
  • Eureka: o guia compreensivo e “simplificado” – Parte 4: Hydatos
Destaque, FFXIV, Guias FFXIV

Eureka: o guia compreensivo e “simplificado” – Parte 4: Hydatos

23 de maio de 2022 2 Comentários 1454 visualizações

Olá, gentes! 💜

Dando sequência aos posts sobre Eureka, hoje chegamos na reta final da busca pela Ilha de Val e visitamos nosso último destino da saga: Eureka Hydatos! Comparada às três ilhas anteriores, Hydatos é, na minha opinião, a mais tranquila de se navegar, o que definitivamente é um sopro de ar fresco após tantos níveis elementais, precipícios e dragões assassinos.

Além disso em Hydatos temos bem menos Notorious Monsters comparados às demais ilhas e bem menos níveis para se farmar! Porém é aqui que reside o desafio final em Eureka: o Baldesion Arsenal, uma raid dentro da instância para até 56 jogadores e um dos conteúdos mais legais já feitos nesse jogo, mas sou suspeitíssima para falar ^^, porém teremos um post final na série apenas para falar sobre Baldesion!

Deste ponto em diante, levarei em conta que você já entende bem sobre os conceitos de magia e nível elemental falados no post sobre Eureka Anemos, que esteja familiarizado com a caça aos coelhos explicada no post sobre Eureka Pagos, que já tenha finalizado sua arma e armadura elemental conforme descrito no artigo sobre Eureka Pyros e que esteja pronto para ser enviado para far, far to the East. 🤣

Antes de mais nada…

Vale lembrar que, para acessar Eureka Hydatos, é necessário que você já esteja no nível elemental 50 e tenha concluído todas as missões em Pyros que detalhei no post anterior. Feito isso, Krile informará que por ora não há mais nada a se fazer por ali e que deve aguardar novas instruções.

Ao sair da instância, uma nova missão estará disponível com Rodney em Kugane nas coordenadas X: 8.5, Y: 14.2 e que habilitará a quarta e última ilha, Eureka Hydatos.

The Forbidden Land, Eureka Hydatos

Por que diabos a água tá indo pra cima?????

Por que diabos a água tá indo pra cima?????

Hydatos, como o próprio nome sugere, é completamente coberta de água. A coisa mais estranha, no entanto, é o fato de que toda essa água corre na direção oposta, o que aparentemente é um distúrbio causado pelo vai e volta da Ilha de Val entre o mundo e o lifestream. Resumindo, eu sei mais ou menos o porquê, só não sei explicar 😄. Transitar em Hydatos é relativamente simples comparado à qualquer outra ilha de Eureka, sendo o mapa completamente plano porém extenso. Aqui, felizmente, não temos dragões dorminhocos, portanto se andar com calma lembrando que os inimigos atacam o que eles veem fará com que sobreviva bem melhor por aqui.

Primeiro Contato

Cada Eureka tem um nível elemental máximo. O de Eureka Hydatos é o nível 60.

Existe uma grande chance de chegar em Hydatos e a primeira condição climática visível ser o Umbral Turbulence. Isso acontece porque neste mapa em especial existe um Notorious Monster chamado Ovni e que aparece frequentemente em intervalos de 30 em 30 minutos caso a instância não esteja trancada ou uma excursão ao Baldesion Arsenal não esteja acontecendo no momento, mas estou me adiantando nesse tópico! Falaremos dele com calma mais tarde ^^.

Vale lembrar que o sistema de logos funciona aqui também, portanto caso ainda tenha algum Logos Action salvo ou logograms prontos para uso fique a vontade para usá-los! Alguns podem ser bem úteis ao nivelar em Hydatos.

A primeira missão necessária para explorar Hydatos é entregue por Kryle na entrada. Após falar com ela, converse com Gerolt para começar a trabalhar em sua relíquia (desde que tenha completado a versão Elemental em Pyros).

Assim como em Anemos, Pagos e Pyros, pegar os Aetherytes do mapa ajudará muito, portanto recomendo tentar acessá-los assim que possível.

  • O primeiro Aetheryte é o Unverified Research, acessível a partir do nível 51
  • O segundo Aetheryte é o Dormitory, acessível a partir do nível 55

Missões de Eureka

Hydatos é a ilha onde há mais missões para se completar a história de Eureka, porém elas não bloqueiam nenhuma funcionalidade útil durante o leveling, portanto diferente das ilhas anteriores recomendo muito tentar fazer todas as missões de uma vez após chegar no nível 60 pois será necessário muuuuitos passeios pelo mapa e elas não são inicialmente urgentes.

Hydatos – Localização dos Objetivos das Missões

Hydatos – Localização dos Objetivos das Missões

Para desbloquear o Baldesion Arsenal é necessário estar no nível 60 e ter completado todas estas missões, então se está perto de se aventurar por lá e não sabe aonde parou reveja o mapa e lista de missões até encontrar o ponto onde parou!

Não se assuste com as legendas e localizações acima! Os detalhes de como prosseguir nas missões vem em seguida e, seguindo tudo certinho, você consegue terminar tranquilamente!

Para facilitar este processo, é possível visualizar três grandes raios de luz azul apontando para o sul da Ilha em direção ao Baldesion Arsenal. Ao completar vários estágios das missões vai ser possível visualizar que um a um eles vão sendo removidos! Utilize isso para se guiar em que estágio da missão está.

Começaremos nosso Progresso em The Central Columns, em seguida The Western Columns e por último The Eastern Columns. Para cada parte será necessário falar com Kryle em cada uma destas colunas para restaurar o acesso final ao Arsenal. Se você está visualizando a linha, você possivelmente não falou com Kryle na coluna correta ainda ou não interagiu com o Pooled Aether necessário para fazê-la retornar a sua funcionalidade.

Nível 50: Fale com Krile ao chegar no acampamento. Ela então pedirá que fale com Gerolt para dar sequência nas missões necessárias para a relíquia. Feito isso, fale com Kryle novamente.

Nível 51: Fale com Krile no acampamento e em seguida vá até The Central Columns nas coordenadas X: 20.3, Y: 24.8 e fale com ela novamente. Em seguida, vá até as coordenadas X: 25.7, Y: 30.7 e interaja com o Pooled Aether. Retorne para Krile novamente nas coordenadas X: 20.3, Y: 24.8.

Nível 54: Fale com Krile nas coordenadas X: 10.6, Y: 29.6 em The Western Columns e em seguida vá até as coordenadas X: 6.5, Y: 15.7, no topo da grande coluna, e interaja com o Pooled Aether. Retorne para Krile nas coordenadas X: 10.6, Y: 29.6.

Nível 57: Encontre Krile novamente nas coordenadas X: 31.3, Y: 27.2. Ela pedirá que vá até The Eastern Columns nas coordenadas X: 31.3, Y: 29.6 para falar com ela novamente. Ela então pedirá que colete mais um Pooled Aether, desta vez nas coordenadas X: 30.8, Y: 14.4. Retorne novamente até ela nas coordenadas X: 31.3, Y: 29.6.

Nível 60: Para iniciar a última missão, volte até as coordenadas X: 31.3, Y: 29.6 em The Eastern Columns e em seguida vá até The Aetherbridge Foundation nas coordenadas X: 24.0, Y: 30.6 e fale com ela novamente.

Feito isso vá até o Headquarter Entrance e fale com Krile novamente no Board Room. Interaja com os tomos na sala e fale com Kryle novamente. Nesta parte você verá uma série de cutscenes que explicará a estratégia de Krile e Ejika sobre como resolver a situação de Eureka. A partir daqui é preciso escolher um desfecho mas, independente da escolha, ela não afeta em nenhuma funcionalidade.

Após completar todas as missões de Eureka uma missão azul aparecerá no Expedition Scholar em Central Point. Ao completá-la, você receberá uma série de avisos sobre os riscos de se aventurar por lá e receberá um prompt para confirmar que você está ciente. Após confirmar, será possível derrotar Ovni e receber o buff Aetherically Primed, necessário para acessar um dos portais para o Baldesion Arsenal.

Volte então para Central Point e fale com Ejika ou Kryle dependendo do caminho que escolheu para completar sua missão final e voilá, você oficialmente terá encerrado todas as missões de Eureka!

Mutation e Adaptation

Assim como em Pagos e Pyros, alguns inimigos de Hydatos podem sofrer Mutation e Adaptation diante de condições diferentes de clima e hora do dia. Em Hydatos, inimigos que passam por Mutation podem conceder recompensas melhores como os Moisture-warped Lockboxes que contém diversos itens valiosos, enquanto inimigos que sofram Adaptation podem dar Logogramas mais incomuns como Obscures e Offensive Logograms.

Como cada inimigo da ilha pode ter uma condição para Mutation e/ou Adaptation, porém como esse tipo de informação varia muito de mob para mob, não conseguirei listar uma informação resumida sobre cada um deles. Porém, caso tenha curiosidade em saber mais sobre possíveis mobs que causem este efeito, confira a planilha Eureka Bestiary.

Hydatos Cluster, Aetherially Conductive Plate e Sharlayan Aether Oil

Ao derrotar praticamente qualquer Notorious Monster de Hydatos é possível saquear um item chamado Hydatos Cluster. Este item, combinado com o Aetherially Conductive Plate que podem vir dos baús de coelhos e o Sharlayan Aether Oil que pode aparecer como recompensa do Moisture-warped Lockbox são utilizados para criar o Aetheric Stabilizer, item utilizado em um dos meios de se entrar no Baldesion Arsenal, mas vale notar que normalmente nenhum grupo que faz este conteúdo atualmente utiliza este item para entrar por lá, o que detalharemos em um guia separado para Baldesion Arsenal. Porém recomendo guardar estes itens de qualquer maneira pois eles podem ser úteis para entrar na expedição através do FATE de suporte, mas falarei disso com calma em um post sobre Baldesion Arsenal.

Aethertight Flask

Aqui em Hydatos é possível aumentar o número de Logos Action trays de 3 para até 6, o que permite carregar mais combinações úteis de Logos Actions e mudar conforme necessário. Isso é particularmente útil para o Baldesion Arsenal, onde normalmente alguns jobs e roles mudam os conjuntos de Actions em uso conforme se progride na raid.

Aumentar este limite é simples: basta fazer o FATE do coelho de Hydatos e torcer por Silver Chests como recompensa! O Aethertight Flask pode então ser entregue ao Expedition Alchemist nas coordenadas X: 20.8, Y: 13.4. São necessários apenas 3 Flasks para todos os upgrades, qualquer Flask adicional pode ser descartado.

Mapa Geral de Inimigos e Notorious Monsters

Bem como nas ilhas anteriores, Eureka Hydatos é recheada de diversos mobs com diferentes afinidades elementais e horas específicas para spawn. O mesmo vale para Notorious Monsters, portanto ter um mapa para visualizar estas informações é muito importante tanto para procurar pelos inimigos certos nas horas certas quanto para aproveitar ao máximo a experiência concedida pelo Challenge Log. Lembre-se sempre também de pedir o Tracker da instância ao chegar em Hydatos para ter uma ideia geral do que é possível forçar o spawn antes de tentar fazê-lo. Mais uma vez a ferramenta Eureka Tracker não é só recomendada mas também indispensável nesta instância!

Notorious Monsters de Eureka Hydatos, cortesia do Eureka Tracker

Notorious Monsters de Eureka Hydatos, cortesia do Eureka Tracker

Notorious Monsters

Em Hydatos, assim como em Pyros, não temos opções de loots diretamente valiosos como em Pagos, mas aqui também é possível aumentar a quantidade de Magicites para seu Magia Board em +1, totalizando 7 pontos. Mesmo que não tenha a intenção de aumentar a sua própria quantidade de Magicites, muitos jogadores procuram pelos itens necessários para fazê-lo no Market Board, portanto fique de olho nos Notorious Monsters que dropam os itens de Hydatos!

🐰 Coelhos pra todo canto!

Além de muitos dinheiros, logograms valiosos e uma montaria, o FATE Drink Me do nível 50 nas coordenadas X: 14.0, Y: 21.6 é o único FATE de coelho de Hydatos.

Os FATEs de coelhos daqui funcionam exatamente como os de Eureka Pagos e Pyros: após derrotar o chefe do FATE você receberá uma cenoura e, ao usá-la, você é guiado por um Happy Bunny até o seu baú.

Ao achar a localização correta, um dos seguintes baús aparecerá:

  • Bronze Coffer: contém 10.000 gil e itens comuns contidos também em Hydatos Lockboxes, além de Protective, Inimical e Curative Logograms.
  • Silver Coffer: contém 25.000 gil, itens comuns contidos também em Hydatos Lockboxes e itens como Mitigative e Inimical Logograms, o Happy Bunny Card, Aetherically Conductive Plate e Aethertight Flask.
  • Gold Coffer: contém 100.000 gil, itens comuns contidos também em Hydatos Lockboxes e itens de Glamour como Penthesilea’s Spear ou Absolute Lance, bem como o Eurekan Petrel Horn e Offensive Logograms.

Assim como em Pyros, aqui existe a possibilidade de se acrescentar mais 1 magicite ao seu Magia Board, totalizando um total de até 7 pontos de magicite. Aqui também será necessário coletar 3 itens de 3 Notorious Monsters diferentes para isso e que também são raros e possíveis de se negociar no Market Board! Confira:

Ceto

Ceto

O FATE Stone-cold Killer spawna nas coordenadas X: 36.23, Y: 14.1 após derrotar uma série de Hydatos Delphines no Norte the The East Val Riverbank e não é necessário nenhuma condição de clima ou hora do dia para fazê-lo, porém as Delphines são inimigos deveras fortes e tentar spawnar este FATE em grupo é uma ótima opção, inclusive para o farm de Obscure Logograms. Após derrotá-lo, Ceto tem uma pequena chance de dropar o Ceto’s Claw, um dos 3 itens necessários para habilitar o 7º magicite.

Para receber a recompensa completa deste FATE, é necessário estar no mínimo no nível 58.

King Goldemar

King Goldemar

O FATE Duty-free acontece nas coordenadas X: 29.0, Y: 23.0 em The East Val Riverbank após derrotar diversos Hydatos Wraiths de nível 61. É importante notar que apenas Wraiths de nível 61 contam para o spawn e existem vários de nível 60 espalhados pela instância que não contam. Além disso Tanto Hydatos Wraiths quanto o próprio King Goldemar aparecem apenas durante a noite. Após derrotá-lo, Golde tem uma pequena chance de dropar o Goldemar’s Horn, um dos 3 itens necessários para habilitar o 7º magicite e também pode dropar a Dvergr Card.

Para receber a recompensa completa deste FATE, é necessário estar no mínimo no nível 55.

Molech

Molech

O FATE Bullhead Berserker acontece nas coordenadas X: 8.1, Y: 21.9 em The West Val Riverbank e é necessário derrotar uma série de Val Nullchu na região para fazer com que ele apareça independente da hora e do clima. Após derrotá-lo, Molech pode dropar o Molech’s Horn, um dos 3 itens necessários para habilitar o 7º magicite.

Para receber a recompensa completa deste FATE, é necessário estar no mínimo no nível 51.

Ovni

Ovni

*música tema do Arquivo X*

Lembra no começo do post onde falei que há grandes chances de entrar em Hydatos e ver o Umbral Turbulence ativo como clima? A causa disso é o FATE I Don’t Want to Believe que acontece nas coordenadas X: 26.3, Y: 29.2 em The Val River Source. Este FATE aparece constantemente na instância pois é necessário derrotar Ovni para receber o buff Aetherically Primed para utilizar um dos portais que aparecem na instância após derrotá-lo para entrar em Baldesion Arsenal. Diferente de qualquer outro Notorious Monster em qualquer Eureka, Ovni aparece com certa frequência seguindo algumas regras:

  • É preciso que dentro de Hydatos ao menos uma pessoa seja nível 60 e tenha Baldesion Arsenal desbloqueado;
  • A instância não esteja trancada por algum motivo;
  • Uma ou mais pessoas não estejam dentro do Baldesion Arsenal;

Enquanto um grupo está fazendo o Baldesion Arsenal Ovni não pode spawnar. Em compensação, enquanto uma run de BA acontece um FATE extra aparece em Hydatos e é necessário derrotá-lo para que seja possível derrotar o penúltimo chefe da instância.

Para receber a recompensa completa deste FATE, é necessário estar no mínimo no nível 59.

Tristitia

Tristitia

O FATE The Baldesion Arsenal: Expedition Support que aparece nas coordenadas X: 18.7, Y: 28.4 em The Val River Source e pode aparecer apenas se algum grupo estiver raidando o Baldesion Arsenal. Isso porque para continuar explorando a raid, 6 “portais” dentro do Arsenal devem ser ativados ao mesmo tempo para spawnar este FATE, e só é possível derrotar o penúltimo chefe de Baldesion, Absolute Virtue, se este FATE for derrotado.

A forma que isso é resolvido depende do grupo que está dentro de Baldesion, porém é possível que qualquer pessoa que esteja em Hydatos participe e receba a recompensa do FATE que são 30 cristais! Considerando que os FATEs que mais altos da instância concedem 10 cristais, estar por perto enquanto um FATE de Suporte aparece não é má ideia!

Derrotar Tristitia concede o bônus Aetherically Primed e também dá como recompensa 8 portais extras para entrar em Baldesion Arsenal, fazendo com que seja possível derrotar os dois últimos chefes de Baldesion Arsenal com até 56 pessoas.

Para receber a recompensa completa deste FATE, é necessário estar no mínimo no nível 59.

Elemental Gear +1 / Eureka Weapon

Continuando nossa saga para a relíquia do nível 70, entramos na parte das relíquias Eureka. A partir daqui assumirei que você já completou sua arma Pyros (ex.: Pyros Lance) e, caso queira a armadura, já tenha comprado as 5 peças iniciais em Pyros também.

Diferente de Pagos e Pyros aqui não coletamos nenhuma moeda extra e precisaremos apenas de Hydatos Crystals – o que pode ser um pouco demorado considerando que o drop de cristais aqui é sofrível comparado às demais Eurekas.

Tecnicamente este é o último estágio das relíquias de Stormblood. Cada arma Eureka concede uma conquista individual e é possível parar por aqui, porém se quiser ir além você pode ‘incrementar’ as armas Eureka e transformá-las em armas Physeos que contém bônus elemental, porém para isso é necessário completar o Baldesion Arsenal pelo menos 4 vezes, mas entrarei em detalhes sobre isso no post sobre BA! Por ora, vamos focar em completar as armas Eureka :3

Armas Eureka

Como este é o último post da série que contém algum progresso de arma e armaduras fora de BA, abaixo é possível conferir uma imagem de cada uma delas, mas estes screenshots não fazem jus aos modelos e efeitos das armas Eureka, portanto recomendo conferi-las no próprio jogo. ^^ Clique nas imagens para ampliar e utilize as setas laterais para visualizar todas!

Para poder fazer uma arma Eureka é necessário ter completado o estágio último estágio de Pyros (ex.: Pyros Lance). Dentro de Hydatos faremos um total de 4 estágios de upgrade. Para fins de informação, utilizarei a Daboya Eureka, estágio final da arma de Dragoon, como referência.

Lembre-se: por se tratar de um conteúdo da expansão Stormblood, não existem relíquias Eureka para os seguintes jobs: Gunbreaker, Dancer, Sage, Reaper.
Estágio Requisitos
Hydatos Lance
Pyros Lance e 50 Hydatos Crystals
Hydatos Lance +1
Hydatos Lance e 100 Hydatos Crystals
Daboya
Hydatos Lance +1 e 100 Hydatos Crystals
Daboya Eureka
Daboya, 100 Hydatos Crystals e 5 Crystalline Scales

Crystalline Scales podem ser obtidos ao derrotar o Notorious Monster Provenance Watcher (PW para os íntimos) no FATE Crystalline Provenance em The Crystal Dragon’s Bloom, um grande círculo no centro de The East Val River Bank nas coordenadas X: 32.8, Y: 19.5. Provenance Watcher aparece após derrotar uma série de Crystal Claws que estão em volta da arena.

Cada vez que é derrotado, PW pode dropar 3 Crystaline Scales, sendo necessário fazer o FATE ao menos duas vezes. Diferente de Pazuzu, Penny e Louhi, os Crystalline Scales não podem ser comprados com Hydatos Crystals 🙁

Em resumo, será necessário um total de 350 Hydatos Crystals e 5 Crystalline Scales para o estágio final da relíquia Eureka.

Elemental Gear +1

Lembram quando fiz o primeiro post de Eureka falando sobre Anemos, e nele mencionei que um dos principais motivos pelo qual alguém se aventura por todo esse processo são as armaduras elementais? A espera acabou e, se você quer apenas o visual final dos equipamentos de Eureka seu momento chegou!

Para isso, assumirei que você já gastou 200 Pyros Crystals para comprar as 5 peças do conjunto do job de sua escolha e que tenha desbloqueado todos as 56 Logos Actions. Enquanto apenas 50 actions são necessários para o primeiro estágio da armadura, em Hydatos o NPC que troca a peça elemental por uma peça elemental +1 só dará esta opção caso tenha desbloqueado todas as Logos Actions. Lembre-se de visitar o post sobre Eureka Pyros para revisar como fazer isso.

Para melhorar uma peça de equipamento Elemental para Elemental +1 é necessário falar com o Expedition Artisan nas coordenadas X: 20.5, Y: 13.3 e selecionar a opção Augment Eureka Armor. Ao todo, são necessários 160 Hydatos Crystals para melhorar as 5 peças.

  • O upgrade de Torso e Calças custam 50 Hydatos Crystals cada.
  • O upgrade de Elmo, Luvas e Botas custam 30 Hydatos Crystals cada.

Boas notícias! Diferente das relíquias, os conjuntos Elementais podem ser utilizados por jobs pós Stormblood!

  • Dancers podem utilizar os equipamentos de Aiming.
  • Gunbreakers podem utilizar os equipamentos de Fending.
  • Reapers podem utilizar os equipamentos de Maiming.
  • Sages podem utilizar os equipamentos de Healing.

Confira abaixo o visual neutro (sem nenhum dye específico) de todas as 7 Armaduras Elementais. Clique para ampliar!

Existe um segundo upgrade para estas peças que concede bônus elemental, porém visualmente os itens não são alterados. Para este upgrade são necessários Eureka Fragments, obtidos ao derrotar chefes no Baldesion Arsenal.

Recompensas específicas de Hydatos

Além do Eurekan Petrel Horn e das aparências de armas mencionadas antes é possível conseguir diversas outras recompensas interessantes em Hydatos! No vídeo abaixo é possível ver o emote /fistpump, aprendido com o Ballroom Etiquette – Overzealous Affirmations e o minion Yukinko Snowflake, ambos recompensas do Moisture-warped Lockbox. Com os Hydatos Lockbox existe uma pequena chance de se obter o Minion, além de itens interessantes como o Shantotto’s Staff, Simple Treehouse e Gates of Paradise – The Garden of Ru’Hmet Orchestrion Roll, que é a música padrão de exploração do Baldesion Arsenal.

Chegamos no fim!

E com o post sobre Hydatos terminamos a parte exploratória de Eureka! Espero realmente que este guia e os anteriores facilitem a busca pelas coisas legais que só Eureka Pode desbloquear, mas os artigos não param por aqui!

Nossa próxima parada é o próprio Baldesion Arsenal! Como esse é um conteúdo que gosto muito e que faço com certa frequência, tenho uma série de materiais já prontinhos para serem organizados para o guia específico dele, tanto em texto quanto em vídeo! Espero não demorar muito para condensar todas estas informações, mas farei o possível para publicar tudo em breve 💜

Obrigada por acompanhar a série e nos vemos em Eureka! Boa semana!

Tags

Ir ao Topo