Planilha – Meta de Gold

6 Comentários Modificado pela última vez em 7 de fevereiro de 2020 4011 visualizações

World of Warcraft: Shadowlands foi anunciado! Durante a BlizzCon conhecemos o que será a oitava expansão de World of Warcraft e, como de costume, pretendo comprar a minha usando apenas gold do jogo, algo que faço desde que a possibilidade de comprar saldo Blizzard foi adicionada à Ficha de WoW. Mas, como nem tudo são flores, esta expansão não está sendo a mais amigável para se ganhar gold exceto quando se vende rush de algo 😛 com a Casa de Leilão.

Histórico: Oferta e Demanda em Battle for Azeroth

Muito gold foi injetado de forma passiva no jogo com a Guarnição e Salões de Classe, mas por estas duas possibilidades não existirem mais, muitos jogadores deixaram de comprar itens “supérfluos” justamente pela disponibilidade baixa de ouro. A maioria das pessoas passaram a comprar apenas o necessário para raidar, para nivelar suas profissões e etc. Com os preços super inflacionados de novos reagentes no leilão, várias pessoas passaram a comprar Fichas para revender, o que baixou o preço dela pela metade no início da expansão.

Conforme a expansão foi passando, o preço da Ficha voltou a subir, movidos não só por por anúncios diretamente ligados à WoW mas também ligados à outras franquias da Blizzard e Activision. Tudo o que pode ser comprado hoje em dia com Saldo Blizzard pode afetar diretamente o valor da Ficha de WoW, e de certo modo também a quantidade de gold dos jogadores.

Com isso em mente, resolvi criar uma meta de gold para bater em um determinado período do tempo. Nela já estou contando o aumento considerável do valor da Ficha graças aos novos anúncios que aconteceram durante a BlizzCon de 2019, e resolvi montar uma planilha simples com esta meta para acompanhá-la melhor.

Longbooooi

Por que uma meta?

Algo que sempre comento durante minhas lives na Twitch é que é muito mais fácil você de fato conseguir gold quando um valor e limite de tempo são estabelecidos.

Fiz algo semelhante no final de Legion, onde depois de descobrir que o querido Poderoso Brutossauro da Caravana, também conhecido como Longboi ou Auctionsauro, teria um PNJ que acessa a Casa de Leilão. Isso levou meu interesse de “ok talvez eu compre a mount” para “ok, comprarei essa montaria no primeiro dia da expansão“. Naquela altura, eu estava com aproximadamente 6m de gold, e decidi que gostaria de acumular, no mínimo, 10m antes de comprá-la.

Depois de estabelecer esta meta, meu ganho de gold melhorou e muito, tanto no Leilão quanto no meu esforço diário de observar as missões dos Salões de Classe para ficar sempre atenta a missões de gold. Ter uma meta ajuda, e muito, a atingir um objetivo, e quando isso é dividido em números realistas, fica ainda mais fácil.

Proponho que todos que tenham uma meta participem comigo no desafio! Mesmo que sua meta não seja 2 milhões em 2 meses mas algo mais simples como 1 Ficha para tempo de jogo em 30 dias, tudo é válido!

Regras

Eu estabeleci algumas regras básicas, mas tenha em mente que essas regras são mais pra mim e meu problema recorrente de disciplina pra fazer o necessário ao invés de caçar borboletas ^^. Fique a vontade para segui-las a risca ou não levar em conta as que não ache tão realistas e/ou interessantes.

  • Alts estão liberados. Quanto mais alts, mais possibilidades de ganhos “passivos” como emissários dando gold como recompensa;
  • Estabelecer um personagem para apenas acumular este ouro, não gastar. Chamarei esta personagem de Cofrinho daqui pra frente;
  • Todo meu ganho de gold do dia de qualquer personagem irão para a Cofrinho. Caso eu passe da minha meta diária com ela, meus outros alts manterão o gold ou, dependendo do valor extra, mando para a Cofrinho para compensar os dias seguintes;
  • Vale qualquer fonte de ouro: raides antigas, venda de itens na Casa de Leilão, gold de emissários e caixas extras de emissário;
  • Recomendo estabelecer esta meta e segui-la a risca, mas reserve parte do seu tempo disponível pra se divertir também! Não crie uma meta não realista para tomar todo seu tempo de jogo;
  • Não utilize gold que você já tenha para iniciar o desafio. Comece com no máximo 500g no Cofrinho e envie qualquer outro ouro que ganhar ao longo do dia pra ele/ela.

Planilha do Google Spreadsheets

As informações da minha meta que estão tanto aqui na página quanto no cabeçalho do blog são extraídas do Google Spreadsheets. Criei uma planilha simples onde basta apenas determinar o valor da sua meta para começar a utilizá-la. Caso queira ir mais além e estabelecer uma meta maior em um prazo mais longo, há instruções para acrescentar a quantidade de dias necessários, e todas as fórmulas serão atualizadas automaticamente.

Planilha de Meta de Gold no Google Spreadsheets.

Planilha de Meta de Gold no Google Spreadsheets.

Você pode criar uma cópia da planilha para seu próprio Google Drive caso tenha uma conta, ou pode efetuar o download em .xls para utilizá-la no Excel.

Minha Meta: 10 milhões até 31 de Agosto de 2020

Data
Gold Atual
Meta do Dia
Quem me conhece há um tempinho pode já saber que meu aniversário é no dia 2 de Janeiro (aceito presentes!). Por isso minha meta chega até esta data: Me darei a versão Épica de Shadowlands de presente. A minha planilha é baseada na que disponibilizei para cópia, com a diferença que integro essas informações ao meu site para sempre exibir meu status atual. Foi algo legal de se criar e espero que tenham gostado! – Meta de 2 Milhões para Shadowlands alcançada no dia 24 de Dezembro e 2019 \o/.

Minha nova meta para este ano é juntar o equivalente à 2x Poderoso Brutossauro da Caravana até o lançamento de Shadowlands. A data de referência é simbólica, considerando que não é possível saber exatamente quando a nova expansão será lançada.

Terminando de criar esta página, irei pular direto na ação correndo atrás de dois emissários que estão dando hoje, cada um, 2k de gold! Com um pouquinho de esforço, consigo já agilizar dois dias. Além disso preciso repor alguns leilões.

Preciso dizer, esse mantra de ter uma meta funciona muito bem pra mim: ter um objetivo estabelecido me incentiva e correr atrás de gold e me divertir bastante no processo. Algo que com certeza aproveitarei pra fazer é pegar transmogs em raids antigas e de quebra algum gold. Essa é uma boa chance também de colocar minha druida speed farmer pra pegar itens interessantes para venda no leilão.


Espero que a planilha seja util pra meus queridos leitores! Adoraria ver prints de metas atingidas com ela! Não deixe de me enviar imagens ou relatos de como talvez a planilha te ajudou 🙂

Ir ao Topo