Kit Básico para Leveling

2 Comentários Modificado pela última vez em 9 de novembro de 2019 966 visualizações

Eu adoro nivelar alts, não importa quantos personagens com mesma classe e raça eu já tenha, em algum ponto do jogo eu vou querer ver aqueles níveis subindo enquanto eu revisito conteúdos antigos, como masmorras e missões em mapas. Apesar disso, eu gosto de aproveitar a conveniência de ser uma jogadora veterana: uso itens de herança para aumentar meu ganho de experiência e uso minha Motoca com Motorista para poder ter uma melhoria na minha movimentação até o nível 20. Mas apenas isso não é suficiente na minha opinião.

Neste post vou listar uma espécie de preparação que eu faço quando começo a upar um novo alt no mesmo reino que seu personagem principal ou em um novo reino, mas algumas destas dicas podem ajudar aquela pessoa que está começando no WoW ou ajudar também aquele veterano que quer ajudar o amigo começando sua jornada. Mãos a obra!

Índice

Como este artigo é um pouco longo, confira cada tópico abaixo:

Itens de Herança

Como o próprio nome sugere, os itens de herança são itens que você coleciona com seus personagens maiorezinhos para deixar de herança para aqueles que ainda estão por vir para Azeroth. Apesar disso, muita gente é incentivada, mesmo enquanto está começando a jogar, a correr atrás de itens de herança para o primeiro leveling. Eu acho itens de herança extremamente convenientes e úteis, mas para o primeiro contato com o jogo, é super saudável não usá-los. Não é como se a pessoa fosse chegar jamais ao nível máximo, ela apenas vai levar um pouco mais de tempo, mas tempo este que é importantíssimo nesta primeira experiência.

Meu primeiro (mesmo!) leveling no WoW, em 2010. Herança? Que isso? É de comer?

Meu ponto é: deixe os itens de herança serem heranças! Eu sei que todo mundo que começa a jogar WoW em algum ponto quer chegar o mais rápido na ação do conteúdo atual e não liga tanto para todo o conteúdo que já passou, mas na minha opinião, as melhores lembranças que você terá do jogo envolvem coisas que acontecem no primeiro leveling: o primeiro elite no qual você esbarrou, a primeira missão engraçada da qual você riu, a primeira vez que alguma pessoa de nível “caveira” te ajudou – ou a primeira que te matou – e assim por diante. Valorize o primeiro leveling, porque é uma experiência que, mesmo tentando repetir, ela nunca terá o fator novidade :).

Caso este não seja seu primeiro leveling, use e abuse dos itens de herança! Há inúmeras opções de espaços para usá-los e, além do bônus super bem-vindo de experiência, os atributos do equipamento ajudam bastante também, pois eles, assim como o personagem, ficam mais poderosos ao longo do tempo.

Caso queira saber como encantar itens de herança, visite o guia de Como encantar itens de Herança no WoW!

Profissões e Ferramentas

Sempre que eu começo a upar um novo personagem, eu tenho uma ideia inicial de quais profissões escolherei e uma espécie de kit de sobrevivência para tornar isso mais tranquilo.

Quanto às profissões sou muito categórica: profissões de coleta. Trocar de profissões ao longo do jogo é muito fácil e é algo que na maioria das vezes faço ao chegar no nível máximo. Mas enquanto eu estou nivelando, a última coisa com a qual me preocupo é em criar itens para nivelar uma profissão de criação, então ao invés de deixar ela parada enquanto upo, eu escolho uma de coleta exatamente por ser diretamente integrada ao leveling, tanto como progressão de nível de profissão quanto de personagem.

Ao escolher herborismo, mineração ou esfolamento como profissões iniciais, você pode coletar os materiais enquanto faz suas missões ou masmorras, e ganhar uma experiência extra por isso. Além disso, estes materiais, que a princípio servirão apenas como produto de experiência extra, podem ser vendidos na Casa de Leilão como forma de juntar gold no jogo, e não se engane: sempre há procura por materiais antigos no leilão, portanto missões de coleta ao nivelar são duplamente interessantes!

Profissões

Como mencionei acima, existem 3 profissões primárias de coleta: Herborismo, Mineração e Esfolamento. Mas, além de darem experiência extra, quais as outras vantagens?

Esfolamento

Com esta profissão, você pode esfolar diversas feras que normalmente você já precisa derrotar para concluir o objetivo de alguma missão. Couros de nível baixo tem bastante demanda justamente por várias pessoas não terem tempo ou paciência de procurar feras de nível baixo para conseguir este material.

Herborismo

Com esta profissão, você pode pegar plantas espalhadas ao longo dos mapas. Todas elas servem principalmente para alquimia e escrivania, e são constantemente procuradas na Casa de Leilão.

Mineração

Mineração provê o material base para vários itens criados por Ferreiros, Engenheiros e Joalheiros. Você pode vender tanto os minérios e pedras obtidos ao minerar no mundo quanto transformar minérios em barras para agregar um maior valor.

Entre estas três opções, normalmente escolho Mineração e Esfolamento. Herborismo é bem interessante, porém leva algum tempo até se identificar quais plantas podem ter um maior potencial para venda e uso, enquanto tanto minérios quanto couros tendem a vender independente disso.

Ferramentas

Golem CelesteApós escolher as profissões de coletas algumas ferramentas são necessárias. Ao invés de ir até um comerciante para comprar uma faca de esfolamento e uma picareta, sempre envio para meus alts um Ultra Canivete “Só-isso?” Gnômico. Além dele funcionar como qualquer ferramenta de profissão, ele dá +10 pontos em cada uma destas profissões secundárias, o que pode ser útil para passar a pegar materiais mais valiosos sem alcançar um determinado nível de profissão.

Para aqueles que escolherem mineração, as vezes é necessário ir até uma forja para criar barras de minério. A não ser que meu alt esteja em uma cidade ou seja um Draenei Forjado da Luz, sempre levo comigo uma Bigorna Termal. Ela tem um total de 20 cargas e é possível usar sempre, pois seu tempo de recarga é igual ao tempo de atividade.

Caso eu escolha herborismo e por acaso eu não esteja criando mais uma druida, é interessante ter um Golem Celeste para usar a partir do nível 20. Veja bem, esta montaria pode ser um pouco cara a princípio, mas se você está upando um alt e não iniciando no jogo a chance de tê-la é grande. Vale usar em seus personagens de nível mais baixo a partir do nível 20 para não ter necessidade de descer da montaria para coletar plantas. Uma alternativa para esta montaria é o Extrator de Lenha Mecanizado, que é obtido com a conquista Não se esqueça de compartilhar que consiste em obter 300 brinquedos diferentes.

Outros Itens Úteis

Além de ferramentas de profissão, bolsas maiores sempre ajudam o personagem a não ter que se preocupar com espaço no geral. Como todos os meus alts começam com profissões de coleta, sempre opto por uma bolsa de profissão + 3 bolsas grandes:

Bolsas de Profissão

Bolsas Comuns

Qualquer bolsa extra é espaço extra, mas normalmente escolho entre as seguintes opções por serem baratas de criar ou comprar no leilão:

Uma opção gratuita para um alt de nível baixo também é a Invenção de Dimensão de Retenção de Mardivas, que é uma bolsa de 20 espaços vinculada à conta Blizzard e que pode ser enviada para personagens de qualquer reino ou facção. Para conseguir esta bolsa, basta saqueá-la em uma das Arcas Arcanas Brilhantes de Mardivas espalhadas por Nazjatar.

  • /way Nazjatar 37.20 19.20 Arca Arcana Brilhante 1
  • /way Nazjatar 37.90 60.50 Arca Arcana Brilhante 2
  • /way Nazjatar 43.90 16.81 Arca Arcana Brilhante 3
  • /way Nazjatar 55.70 14.40 Arca Arcana Brilhante 4
  • /way Nazjatar 61.40 22.81 Arca Arcana Brilhante 5
  • /way Nazjatar 64.20 28.52 Arca Arcana Brilhante 6

Se você possui mais de um personagem que possa visitar Nazjatar, esta bolsa não é única, e é possível equipar até 4 por vez. A medida que for nivelando e trocar por bolsas maiores, você pode enviar estas mesmas bolsas para algum outro personagem guardá-la, até começar a nivelar seu próximo alt 🙂

Equipamentos de Montaria

Desde o Patch 8.2, é possível escolher um equipamento para todas as suas montarias. Com isso montarias que antes andavam naturalmente em cima da água não andam mais, pra isso é necessário um equipamento que faça toda sua coleção ter a mesma habilidade. Este equipamento varia de acordo com o personagem e, para aquele seu novo alt, algumas podem beneficiar mais que outras, de acordo com sua classe e raça. Confira algumas sugestões:

  • Caso você não esteja nivelando um xamã ou caveleiro da morte, o Caminhante das Águas dos Pescadores e Sapatos de Montaria Infláveis são as melhores escolhas, pelo menos até o nível 60. Estes equipamentos permitem que você possa andar sobre a água e são bastante úteis enquanto ainda não é possível voar.
  • Acima do nível 60, com  a habilidade de voo, recomendo que, caso você não esteja com uma especialização de tanque, utilize a Barda Confortável do Cavalgante. Ela previne que você seja desmontado de sua montaria caso seja acertado por algum inimigo, o que é útil tanto em terra quanto voando.
  • Sela-quedas pode ser muito bom para qualquer personagem e particularmente útil em mapas que não oferecem voo imediato. Este é inclusive meu equipamento de escolha geral após desbloqueio de voo.

Livros de Pontos de Voo

Estes são aqueles tipos de brinquedos que você bate o olho no preço, se assusta, mas nem considera o quão práticos eles podem ser. Ao usar dois dos quatro itens abaixo, você automaticamente aprende os principais Pontos de Voo de Kalimdor e Reinos do Leste, e a melhor parte é que é necessário comprar apenas 2 deles: as contra partes da facção oposta são ensinados também. O motivo de serem 4 brinquedos é que dois são para a Aliança e dois para a Horda:

Addons

Apesar de que normalmente eu uso os mesmos addons pra todos os meus personagens independente do nível, tem alguns em especial que uso especificamente para leveling, pois eles oferecem alguns benefícios específicos. Veja algumas opções exclusivas que uso para leveling:

Loot Appraiser

Assim como os materiais obtidos ao nivelar com profissões de coleta, você pode conseguir vários itens valiosos, como receitas e transmogs raros, e mesmo usando algum addon que mostre informações de preços na Tooltip como o TradeSkillMaster, um item raro pode passar despercebido se você saqueia múltiplos itens de uma única vez. Nessa hora o LootAppraiser é um super aliado, pois ao saquear algum item valioso a partir de um determinado valor, uma notificação aparece em sua tela.

É possível determinar qual a fonte de preço será utilizada e qual o valor mínimo para um alerta do addon, o que pode ser ajustado pra reduzir a quantidade de informações desnecessárias na tela. No meu caso sempre utilizo a Média de Mercado do Servidor (TSM Market Value) como referência de preço e os alertas na tela, e aciono os alertas apenas para itens incomuns e que valham no mínimo 100g. Isso filtra possíveis itens comuns ou inferiores de lançarem o alerta mesmo que haja algum listado a um preço absurdo no leilão.

Scrap Junk Seller

Sempre me perguntam porque normalmente não uso dois tipos de addons: um para modificar minhas bolsas e outro pra vender lixo automaticamente. Enquanto a primeira opção realmente não faço tanta questão, ter um addon que venda itens cinzas para o comerciante é de fato bastante prático. O meu addon de escolha é o Scrap Junk Seller. Ele é bastante leve e simples, mas apesar disso possui inúmeras opções pra refinar ainda mais o sistema do addon. Esse definitivamente está sempre habilitado para meus alts em leveling, justamente porque pegamos tanto lixo ao nivelar que quando notamos as bolsas estão sem nenhum espaço. E não se engane, vender esse lixo é mais interessante que simplesmente destruí-lo. Lembre-se, todo gold é gold!

Espero que este guia seja de ajuda para quem quer fazer um leveling organizado, despreocupado e 100% voltado para a diversão. Sigo este “ritual” com cada alt que crio, e sempre posso focar nas coisas legais do leveling sem me preocupar com o stress de pensar muito antes de chegar no nível máximo.

Ir ao Topo