Almanaque sobre Profissões no WoW

2 Comentários Modificado pela última vez em 3 de fevereiro de 2020 2378 visualizações

Apesar de não serem particularmente complexas, as Profissões em World of Warcraft tendem a levantar diversas dúvidas como quais profissões escolher, qual profissão combina com outra, quais dão mais ouro, entre outras.

Confira nesta página alguns cenários e opções relacionadas à escolha de profissões para seu personagem principal e/ou personagens alternativos no WoW. A ideia deste guia é compartilhar algumas dicas sobre como escolher de forma eficaz as profissões mais adequadas para seu estilo ou experiência de jogo. Por isso, separei as dúvidas mais comuns sobre Profissões em tópicos.

Índice

Resumo sobre as Profissões em World of Warcraft

Tela de Profissões do Personagen, acessível através da tecla KAs profissões do WoW complementam o gameplay geral dando um propósito para o jogador além de puro combate. Propósito este que tem múltiplas utilidades: coletar materiais ou criar equipamentos para uso próprio, vender bens de comércio para outros jogadores, melhorar o poder de combate através de múltiplas melhorias e opções extras de coleção para os mais ávidos por explorar e completar cada aspecto do jogo.

Na minha opinião, ter profissões no personagem é tão importante quanto usar equipamentos para melhorar suas habilidades e poderes. Portanto escolher uma profissão é algo bastante importante. Nos demais tópicos a ideia é detalhar como escolher da forma adequada as profissões para cada personagem, porém neste darei um resumo geral sobre cada profissão.

Profissões de World of Warcraft

Existe um total de 14 profissões no WoW, sendo que destas 11 são primárias (é possível ter apenas 2 por vez em um personagem) e 3 secundárias que estão disponíveis para o jogador independente de profissões primárias:

Profissões Primárias

  • Alfaiataria (Tailoring): cria equipamentos de tecido, bolsas de itens gerais e algumas melhorias de equipamento exclusivas de profissão.
  • Couraria (Leatherworking): cria equipamentos de couro e malha, além de bolsas para algumas profissões, tambores para bônus de grupo, dentre outros itens.
  • Ferraria (Blacksmithing): cria equipamentos de placas, além de itens úteis como chaves para abrir trancas, itens para interagir com objetos enquanto montado, entre outros.
  • Escrivania (Inscription): cria glifos para mudanças visuais de habilidades para todas as classes, além de pergaminhos
  • Alquimia (Alchemy): cria frascos, elixires e poções muito úteis tanto para combate quanto para evitá-lo, poções de utilidades gerais e transmuta diversos materiais comuns em itens valiosos.
  • Joalheria (Jewelcrafting): cria gemas para uso em engastes disponíveis em equipamentos, alguns anéis e berloques dentre outros itens úteis.
  • Engenharia (Engineering): cria diversos itens de uso para o próprio engenheiro com efeitos muito úteis e convenientes, além de alguns equipamentos úteis e vários itens colecionáveis.
  • Encantamento (Enchanting): permite transformar diversos equipamentos em materiais úteis para melhorar outros itens através de pergaminhos de melhorias.
  • Esfolamento (Skinning): permite a coleta de couro, escamas e pelegos de diversas feras para serem usados em outras profissões, como Couraria.
  • Mineração (Mining): permite a coleta de pedras e minérios valiosos e a possibilidade de transformar estes minérios em barras utilizadas em muitas profissões, como Ferraria.
  • Herborismo (Herbalism): permite a coleta de plantas de diversos tipos para serem utilizadas constantemente por Alquimistas e Escribas.

Profissões Secundárias

  • Culinária (Cooking): permite a criação de consumíveis que dão bônus de atributos e efeitos para o jogador com materiais saqueados no mundo ou pescados.
  • Pescaria (Fishing): permite a pesca em todos os continentes e permite coletar materiais utilizados principalmente em Culinária e Alquimia.
  • Arqueologia (Archaeology): permite descobrir e restaurar diversos artefatos úteis, informações sobre aspectos importantes da lore do jogo, além de itens colecionáveis.

Quais profissões devo aprender ao começar a jogar?

Profissões podem (e devem) ser aproveitadas durante o leveling!Você acabou de começar suas aventuras em Azeroth e está em dúvida sobre quais profissões escolher. Ao mesmo tempo que você quer nivelar seu personagem e aproveitar o conteúdo, você quer também conhecer e aproveitar o sistema de profissões.

Apesar de que é possível nivelar também qualquer profissão durante o leveling do personagem, é possível que, ao escolher uma profissão de criação, você fique um pouco confuso com a utilidade dela enquanto seu personagem progride. Por um lado, você visualiza várias opções de equipamentos ou itens que podem ajudar durante a jornada, mas a verdade é que você passará pouco tempo entre um nível e outro e estes itens criados podem se tornar obsoletos na próxima missão ou masmorra que fizer.

Dito isso, profissões de coleta são ideais para aqueles jogadores que estão começando. Com profissões de coleta como mineração e herborismo você pode coletar materiais, ganhar uma experiência extra ao obtê-los e ainda vender estes materiais na Casa de Leilão para jogadores interessados. O leveling das profissões acontece naturalmente com o personagem, sendo necessário apenas treinar o nível adequado de acordo com o limite de nível em que você está. Veja exemplos para as profissões de coleta:

  • Clássico (1 a 60): qualquer cidade principal das facções (ex.: A Exodar ou Penhasco do Trovão);
  • Burning Crusade (60 a 80): acampamentos da Facção na Península Fogo do Inferno ou Shattrath;
  • Wrath of the Lich King (60 a 80): acampamentos nas áreas iniciais de Nortúndria ou Dalaran;
  • Cataclysm (80 a 90): qualquer cidade principal das facções (ex.: A Exodar ou Penhasco do Trovão);
  • Mists of Pandaria (80 a 90): acampamentos de sua facção na Floresta de Jade;
  • Warlords of Draenor (90 a 100): basta coletar um minério, planta ou couro para receber um livro que ensina o nível de perícia adequado;
  • Legion (100 a 110): basta coletar um minério, planta ou couro para receber um livro que ensina o nível de perícia adequado ou visite Dalaran nas Ilhas Partidas;
  • Battle for Azeroth (110 a 120): visite um treinador em Zul’dazar (Horda) ou Boralus (Aliança).

Caso queira mudar suas profissões primárias posteriormente é possível ao clicar no círculo vermelho que aparece ao lado de sua profissão no jogo a qualquer momento. Uma vez que fizer isso, você perderá qualquer receita aprendida até então com aquela profissão e, caso volte, será necessário aprendê-las novamente e nivelar a profissão.

Dica: ao chegar no nível máximo, troque uma das profissões de coleta por alguma de criação que combine com a que manterá. Se estiver upando com Mineração e Herborismo e deseja continuar com Herborismo, sugiro substituir Mineração por Alquimia ou Escrivania; caso queira manter Mineração, escolha profissões como Joalheria, Engenharia ou Ferraria.

Confira minha sugestão de Kit Básico para Leveling no WoW para otimizar o leveling de seu personagem!

Quais profissões devo pegar no meu próximo alt?

Agora que você já tem alguma experiência no jogo você possivelmente se interessará em upar um novo personagem. Da mesma forma que seu primeiro personagem, é super interessante começar o leveling com profissões!

O princípio é o mesmo: enquanto está nivelando, continuo recomendando profissões de coleta, mas desta vez vale a pena pegar a terceira profissão de coleta que não foi escolhida antes. Seguindo ainda o exemplo do primeiro tópico, se você manteve Herborismo com alguma profissão de criação em seu personagem principal, você tem duas opções viáveis durante o leveling:

  • Nivelar Mineração e Esfolamento para ter duas profissões diferentes da do seu personagem principal;
  • Nivelar Herborismo e outra profissão de coleta para suprir materiais para seu personagem principal enquanto nivela o alt, e ao chegar no nível máximo você pode escolher entre substituir Herborismo por alguma que combine com sua segunda profissão de coleta.

De qualquer modo, mesmo que tenha intenção de ter acesso à todas as profissões, recomendo – e muito – sempre escolher profissões de coleta enquanto nivela o personagem e deixar para escolher suas profissões definitivas ao chegar no nível máximo.

Daí em diante, para os próximos personagens, mantenha sempre profissões de coleta durante o leveling e tente no final aprender alguma profissão primária que possa utilizar os materiais obtidos ao nivelar o personagem! Isso economizará muitos goldz valiosos e agilizará bastante o processo de nivelar uma profissão de criação 🙂

Qual ordem seguir para ter todas as 11 Profissões primárias?

Para colecionistas e interessados no aspecto econômico do jogo, o caminho natural é sempre tentar ter acesso à todas as profissões disponíveis, independente da ordem. Isso maximiza as opções de itens criados/farmados para se vender para outros jogadores, e também para uso próprio como transmogs, brinquedos, mascotes, consumíveis de raide e muito mais. Na hora de decidir quais profissões priorizar, é sempre importante levar em conta o que será mais benéfico, a princípio, para seu personagem principal:

  • Você precisa de consumíveis para raide? Alquimia e Escrivania são importantes e criam a maioria dos que você precisará.
  • Precisa de equipamentos? Priorize a profissão que pode criar equipamentos de sua proficiência. Caso seja um Caçador, escolha Couraria e Esfolamento.
  • Precisa de itens para melhorar seu equipamento de maneira geral? Encantamento e Joalheria são muito úteis.
  • Quer ter um personagem apenas para farmar ouro de forma eficiente? Herborismo e Mineração coletam materiais que sempre estão a procura por outros jogadores.

O segredo para se organizar em relação à isso é ter uma ideia básica de qual será o papel de cada personagem seu no jogo, e distribuir as profissões de acordo. Repetir profissões não é problema, desde que você tire proveito da frequência com a qual você joga em cada personagem. Então vale repetir profissões de coleta para combinar com profissões de criação, mas se preferir você pode ter um personagem apenas com profissões de coleta para servir de fonte de materiais para personagens com apenas profissões de criação, principalmente se pretende passar boa parte do seu tempo de jogo nele.

Quais profissões vale a pena repetir em mais de um personagem?

Você nivelou vários personagens e quer ter certeza que repetirá as profissões adequadas? Este tópico um pouco mais avançado é pra você! Durante o Cataclysm e Mists of Pandaria eu tinha o hábito de trocar profissões constantemente porque eu não tinha ainda tantos personagens alternativos como tenho hoje. Porém se eu tivesse a mesma noção do jogo que tenho agora, talvez minhas escolhas tivessem sido um pouco diferentes, mas não há escolha errada: é possível sempre trocar de profissões o quanto achar necessário!

Minha história com profissões do WoW

Minha primeira personagem no jogo foi a Arganthe, e nela escolhi nivelar com Alfaiataria e Encantamento por serem duas profissões que me interessei no primeiro contato com o jogo. Tive bastante trabalho para nivelar ambas, mas no fim das contas valeu a pena. Com o passar do tempo, comecei a me interessar por comprar itens mais caros para minha coleção como montarias e mascotes de TCG e que no Leilão custavam uma pequena fortuna. Durante essa época, Joalheria era uma das profissões mais rentáveis do jogo, pois os equipamentos tinham engastes garantidos, e em algumas situações até mais de um engaste, portanto gemas eram constantemente procuradas no Leilão.

Com isso em mente fiz minha primeira troca: de Alfaiataria mudei para Joalheria. Infelizmente perdi todas as receitas que tinha de alfaiataria no processo, porém comecei logo a correr atrás das receitas de Joalheria para me manter atualizada com o que outros jogadores compravam. Por muito tempo ganhei bastante gold apenas prospectando e cortando estas gemas e com o gold que ganhei com a profissão, consegui comprar minhas primeiras duas montarias de TCG.

Já em Mists of Pandaria, quando me mudei para o Azralon para raidar com minha guilda, troquei Joalheria para Engenharia. Naquela época, profissões também tinham vantagens de combate, e os encantamentos específicos de engenheiros eram excelentes (além, obviamente, dos transmogs de óculos de engenharia 💜). E desde então nunca mais troquei as profissões da minha personagem principal. E ao invés de cogitar esta possibilidade, comecei a aproveitar meus alts para nivelar as profissões que não tinha. Mudei de profissões em alts por várias vezes até chegar em um esquema que hoje funciona muito bem pra mim, e que tira o máximo de proveito de cada profissão.

Sugestões para Repetição

Algumas profissões favorecem a possibilidade de só se ter em um personagem, enquanto outras vale a regra do quanto mais melhor. Em outros casos as vezes é possível ter acesso à determinadas receitas se você também tiver alguma especialização de profissão, portanto ter pelo menos duas opções é o ideal. Confira algumas sugestões abaixo:

Apenas 1 PersonagemRepetir em 2 a 3 PersonagensRepetir em 3 ou + Personagens
Joalheria

Apesar de ter inúmeras receitas, pessoalmente nunca tive nenhum motivo para repetir Joalheria, exceto talvez para agilizar a obtenção de alguma das centenas de receitas de WotLK e Cataclysm.

Herborismo, Mineração e Esfolamento

Apesar de que não é necessário repetir estas profissões, pode ser benéfico pareá-las com profissões de criação que se beneficiem diretamente delas.

Couraria, Ferraria e Alfaiataria

As duas profissões acima criam equipamentos e normalmente não precisam ser repetidas, porém caso você tenha interesse em criar transmogs para venda, em algum momento para ter acesso à todas as receitas de reputação, você pode ter dois personagens com cada uma para aproveitar receitas de facções opostas e muito difíceis de se trocar, como Aldor e Áugures (Scryers), facções da cidade de Shattrath.

Engenharia

Engenharia tem duas possíveis especializações de profissão: Engenharia Goblin e Engenharia Gnômica, o que dá acesso à receitas únicas para cada uma delas, incluindo algumas montarias. Ter, no mínimo, dois engenheiros é muito recomendado.

Alquimia

Assim como Engenharia, Alquimia possui especializações também: Mestre da Transmutação, Mestre das Poções e Mestre dos Elixires. Mesmo que as especializações afetem apenas receitas até Mists of Pandaria, vários itens antigos ainda possuem bastante procura no leilão.

Encantamento

Normalmente eu mantenho pelo menos 4 personagens com encantamento, um para cada proficiência: tecido, couro, malha e placas. Isso facilita na hora de enviar itens vinculados ao equipar para transmog e desencantamento, além de permitir desencantar itens criados a partir de tokens vinculados à conta como Elmo de Malha do Império Negro ou Cinto de Placa Perene.

Engenharia

Apesar de ser necessário apenas dois engenheiros para ter acesso às especializações, repetir Engenharia de Pandaria pode ser bastante benéfico para ter múltiplos personagens que possam criar Fonte de Energia Peculiar de Jard, reagente necessário para criar o Golem Celeste. Além disso qualquer personagem com engenharia pode ter acesso à itens úteis como UAL-LI e Saque-o-Rangue.

Alquimia

Ter múltiplos alquimistas é muito recomendado para se beneficiar especificamente da Maestria de Transmutação. Normalmente mantenho uma Mestre das Poções, uma Mestre dos Elixires e todo e qualquer personagem de nível máximo com Mestre da Transmutação, para ter acesso diário à receitas como Transmutar: Ar Primevo em Fogo.

Escrivania

Apesar de não ser estritamente necessário, repetir escrivania pode ter algumas vantagens, como durante o início de expansões para criar cartas usadas para fazer berloques. Outro motivo para repetir escrivania são situações absolutamente únicas, como alguns glifos que necessitem classes e/ou facções específicas como Glifo de Tremeluz que pode ser aprendido apenas por xamãs, Glifo de Porções Opulentas, que pode ser aprendido e a receita criada apenas por Magos ou Glifo de Rastro de Tempestade, que pode ser aprendido apenas por personagens da Aliança.

Nota: é importante observar que estas regras de repetição podem variar dependendo de como é o funcionamento das profissões em uma expansão, como foi o caso de Warlords of Draenor com cada profissão tendo um material vinculado e limitado à uma quantidade por dia. Nas listas acima, considero o cenário geral e é possível que futuramente as sugestões variem caso o sistema de profissões tenha alguma mudança neste sentido a partir de Shadowlands.

Quais profissões dão mais gold?

A pergunta de 1 milhão de goldz! Mas brincadeiras a parte, todas as profissões tem potencial para serem rentáveis. Os seguintes fatores influenciam na hora de ganhar gold com profissões:

  • Acesso à uma boa variedade de receitas;
  • Aproveitar o momento adequado para vender algum item criado ou farmado por profissão;
  • Explorar todas as opções disponíveis, e não apenas opções do conteúdo atual;
  • Conhecer o mercado do servidor e saber lidar com constantes alterações de preço.

Não existe apenas uma profissão rentável no jogo. Do jeitinho certo, todas podem dar gold, e ter acesso à todas é ainda melhor. Aqui no blog estou publicando uma série de guias como ganhar Gold no jogo com cada uma das profissões possíveis, portanto fique de olho 😉

Confira a série sobre Como ganhar Gold no WoW com Profissões para guias detalhados de cada profissão!

Vale a pena upar a perícia de profissão de expansões passadas?

Não só vale, como recomendo fortemente ter o nível máximo nas profissões de todas as expansões com personagens com alguma profissão que não tenha repetida. Existem diversos itens que, embora não sejam de conteúdos atuais, podem ser muito interessantes. Alguns exemplos:

Além disso é possível criar diversos itens que são procurados no Leilão tanto para jogadores a procura de transmog quanto para jogadores de nível baixo procurando upgrades durante o leveling, embora este último seja raro. Ainda assim, transmogs de profissão possuem aparências muitas vezes únicas, o que também pode ser interessante para aumentar sua própria coleção 🙂

O que são as Especializações de Profissões?

São habilidades extras dentro de alguma profissão que tem o intuito de otimizar algum aspecto dela ou acrescentar novas receitas. Atualmente apenas duas profissões possuem Especializações: Alquimia e Engenharia.

Alquimia
Engenharia

Ter especializações de profissões como Alquimia e Engenharia é deveras útil, como já pontuei no tópico sobre Repetição de Profissões. Para engenheiros tento sempre manter pelo menos duas com especializações, para os demais personagens elas não afetam tanto. Já para Alquimia sempre escolha uma especialização, preferencialmente Mestre das Transmutações, uma vez que esta pode ser muito útil para transmutar materiais antigos.

Caso tenha a receita de Frasco das Areias, recomendo também ter um Mestre dos Elixires, que pode ser bastante útil ao criar os frascos necessários para esta receita.

Apesar de não ser necessariamente uma especialização, personagens com Alfaiataria devem sempre aprender Alfaiataria de Nortúndria, pois com ela você pode receber também o bônus Como Coletar Tecidos por 5g próximo ao treinador de Alfaiataria. Caso repita esta profissão em múltiplos personagens, certifique-se de obter este bônus, porque ele afeta também o saque de tecidos de outras expansões.

Vale a pena repetir profissões secundárias (Arqueologia, Pescaria e Culinária) em múltiplos personagens?

Há algumas ocasiões que pode ser interessante repetir profissões secundárias, mas isso não é necessariamente obrigatório.

Para culinária, por exemplo, as vezes é preciso utilizar materiais vinculados ao personagem para criar receitas como a Refeição Alimentadora Nutritiva de Geração Otimizada e Chouriço de Boralus, e nesses casos ter ao menos culinária da expansão pode ser interessante para colocar estes materiais em uso.

No caso de Pescaria, tento sempre manter meus personagens com o nível adequado da expansão Atual, o que permite que eu pegue materiais enquanto esteja passeando com os alts. Recomendo procurar por Destroços para pescar para também conseguir o item Diário Gasto pelo Tempo, que ensina a habilidade de visualizar cardumes em qualquer mapa do jogo.

Para Arqueologia, recomendo repetir ao menos em personagens que também tenham Alquimia para uma chance extra de obter a receita do Frasco das Areias, além da possibilidade de descobrir outros artefatos úteis e mascotes como a Garra Rastejante, o Pterrorzinho e Estatueta Vodu para sua coleção ou para vender para outros jogadores.

Quais os melhores addons para Profissões?

Alguns addons podem facilitar vários aspectos de alguns profissões ou todas. Confira algumas sugestões:

Farmit

O Farmit permite criar uma espécie de barra de habilidades extra, porém nela você pode acrescentar itens que irá farmar, determinar quantidades necessárias, se ele irá contar os mesmos itens que você tenha no banco ou não. Além disso você pode acrescentar itens ao arrastar da bolsa para barra ou através do ID. Super prático de utilizar e pra mim é indispensável quando estou farmando algum material e/ou quantidade específica.

Gathermate2

Com este addon, é possível registrar localizações comuns para minérios, plantas, cardumes de peixe dentre outros itens, o que pode ser deveras útil para quem escolher Herborismo e Mineração como profissões principais. O addon registrará locais que você encontrar materiais, mas caso queira ter dados gerais de outros jogadores sobre possíveis localizações, recomendo também o complemento Gathermate2_Data.

Ackis Recipe List

Para aqueles que pretendem em algum momento ter acesso à todas as profissões, o Ackis Recipe List é o melhor addon para descobrir a fonte de receitas para todas profissões. O addon oferece a opção de filtrar receitas por localização, método de obtenção e filtros para selecionar diversos critérios. Além do addon principal, é necessário baixar o módulo para cada profissão individual.

Easy Scrap

O Easy Scrap facilita – e muito – na hora de utilizar o Sucateador para conseguir Expulson, extremamente útil para aqueles personagens que usam muito este reagente e criam itens para sucatear. Além de criar um botão para facilitar o processo que pode ser utilizado com uma tecla de atalho, ele possui uma lista para criar exclusões de itens que não devem ser sucateados.

Quais os itens mais úteis para Profissões?

Apesar de não serem absolutamente necessários, a lista abaixo contém algumas sugestões de itens muito úteis para algumas profissões!

  • Aguafogo de Negraluna: para mim este item é absolutamente indispensável para personagens que possuam duas profissões de coleta. Ele age como os encantamentos de luva e raciais que permitem coleta rápida de materiais, porém no caso deste item ele funciona para todas as profissões de coleta independente do mapa que se está no jogo. Caso tenha apenas uma profissão de coleta, recomendo utilizar o encantamento de luva adequado de sua profissão para o conteúdo atual como alternativa.
  • Estribos Reforçados com Monelita: Herbalistas e podem utilizar o Golem Celeste ou o Extrator de Lenha Mecanizado para coletar plantas sem descer da montaria, bem como Druidas na forma de voo. Porém o quão útil é poder pegar também Minérios sem a necessidade de desmontar? Estes estribos permitem exatamente isso: interagir com objetos sem a necessidade de desmontar, e para personagens com Mineração este item é, na minha opinião, indispensável 🙂
  • Canivete “Só-isso?” Gnômico: Este item inclui todas as ferramentas necessárias para profissões no WoW (exceto Bastão Rúnico de Cobre e Estojo de Tintas do Virtuose), porém funciona para as demais profissões, além de conceder passivamente +10 pontos de Mineração, Herborismo ou Esfolamento.
  • Encantamentos de Luvas: Desde Legion, é possível encontrar diversos encantamentos úteis de luvas, mas para mim o mais útil é o Encantamento de Criação Zandalari – Luvas/Encantamento de Criação de Kul Tiraz – Luvas. Este encantamento acelera a criação de qualquer item de Battle for Azeroth, particularmente útil ao criar itens em grandes quantidades como tintas, poções e receitas de culinária.
  • Chapéu do Mestre Cuca: este item é muito útil para aqueles personagens que criam comidas constantemente para uso próprio ou venda no Leilão. Atualmente é possível conseguir este chapéu facilmente ao comprar a Pequena Bolsa de Temperos durante a Caminhada Temporal de WotLK. Serão necessários 2500 Distintivos Transtemporais para conseguir a quantidade de moedas necessárias para comprá-lo.
  • Bigorna Termal: Este item é muito útil para personagens com Mineração, Engenharia ou Ferraria. Ele cria uma bigorna que dura por 5 minutos e que deve ser utilizada para criar barras de minérios e itens criados a partir delas. Sempre mantenho pelo menos 1 na bolsa, e cada Bigorna possui 20 cargas.

Espero ter ajudado em alguma dúvida ou sobre como organizar profissões em alts! Em caso de dúvidas ou sugestões de tópicos sobre Profissões no WoW, deixe um comentário abaixo ou entre em contato comigo por e-mail. Ficarei super feliz em sanar qualquer dúvida sobre o tópico que não esteja aqui 🙂

Ir ao Topo