• Início
  • FFXIV
  • Eureka: o guia compreensivo e “simplificado” – Parte 2: Pagos
FFXIV, Guias FFXIV

Eureka: o guia compreensivo e “simplificado” – Parte 2: Pagos

25 de agosto de 2021 5 Comentários 2683 visualizações

Olá, gentes! 💜

Continuando a saga sobre Eureka, hoje é dia de falar sobre Eureka Pagos, a ilha do sal gelo! Na segunda ilha de Eureka vamos subir um pouco nosso nível elemental e conhecer uma das coisas mais interessantes de lá: a caça aos baús de coelhos. Além disso, Pagos tem alguns dos itens mais rentáveis de se conseguir em todo o jogo, portanto vale a pena gastar um tempinho por lá!

Como já tivemos uma boa introdução a sistemas como Notorious Monsters, Magia Board e upgrade de arma/gear, podemos tranquilamente falar sobre as coisas novas relacionadas a Eureka a partir deste post. Como algumas são um pouco complexas, vamos em partes para certificar que tudo fique o mais claro possível! Senta que lá vem guia!

Antes de mais nada…

Creio que não seja necessário reforçar, mas para habilitar Pagos é necessário chegar no nível 20 elemental concluir todas as missões em Anemos que comentamos no post passado. Feito isso, Kryle informará que por ora não há mais nada a se fazer por ali e que deve aguardar novas instruções.

Ao sair da instância, uma nova missão estará disponível com Rodney em Kugane nas coordenadas X: 8.5, Y: 14.2 e que habilitará a segunda ilha, Eureka Pagos.

The Forbidden Land, Eureka Pagos

MAD BECAUSE FRIOOOOOOOOOO

Caso esteja procurando as informações mais básicas sobre Eureka, como funciona o nível elemental e algumas outras dicas importantes, confira o artigo anterior. A partir daqui irei assumir que já fez seu primeiro leveling em Anemos e que está pronto para novas aventuras em Pagos e que já esteja com seu casaco de frio equipado 🙂

Primeiro Contato

Cada Eureka tem um nível elemental máximo. O de Eureka Pagos é o nível 35.

A primeira missão necessária para explorar Pagos será dada por Kryle nas coordenadas X: 3.7, Y: 24.2. Assim como em Anemos, é necessário explorar ao máximo todo o mapa. Porém algo notável assim que você passeia por Pagos pela primeira vez é que por lá existem diversos morros e passagens meio inacessíveis a princípio, e a má notícia é que mesmo no nível máximo da instância todos esses lugares vão dar trabalho, portanto fique de olho nas dicas para transitar melhor por aqui 😉

Mapa de Navegação de Pagos

Enquanto Anemos é bastante linear e com poucos declives, Pagos vai testar o quão boa sua memória é para lembrar de localizações chave na ilha. Há diversos pontos de interesse por aqui por alguns motivos diferentes, mas algo que normalmente não se encontra e faz toda a diferença é saber o caminho correto pelos quais é possível alcançar um determinado ponto.

Para evitar um mapa poluído de informações, o mapa abaixo contém apenas os acessos principais de alguns pontos importantes para navegar na ilha.

Mapa de Eureka Pagos - Precipícios e Acessos

As linhas vermelhas representam precipícios onde apenas a queda é possível, e por queda quero dizer pular de um lugar algo e ficar com 1 de vida se estiver fora de combate! A princípio, a única rota para a região norte de Pagos está ao leste do acampamento em Icepoint. A partir daí, recomendo MUITO se atunnar com os Aetherytes de Geothermal Studies no Noroeste a partir do nível 23 e com o de Gravitational Studies na região Nordeste a partir do 25. Liberar estes dois Aetherytes vai facilitar muito o trânsito em Pagos sem a necessidade de cruzar quase o mapa todo para tal.

Navegando por Pagos e Dragões Dorminhocos

O primeiro susto que normalmente alguém toma em Eureka Pagos vem dos Void Dragons. Eles podem ser encontrados dormindo em pontos estratégicos da ilha e recomendo – mesmo que esteja no cap de nível da instância – andar ao invés de correr próximo a eles. Isso fará com que você não os acorde. Caso eles acordem você provavelmente tomará um tapão e vai morrer. Garantido 🙁

Sempre que ver um Frozen Void Dragon, ande, não corra!

Tirando os dragões e possíveis mobs de nível mais altos por perto, andar por Pagos pode ser tranquilo. A maioria dos inimigos podem ser facilmente evitados por um personagem de nível elemental baixo ao passar fora de seu campo de visão. Considere que cada inimigo visualize algo em cone em sua frente, portanto passar por trás dos mobs em geral garante que normalmente você não vai gerar algum aggro. Isso pode ser levemente complicado caso passe por uma área muito cheia de mobs, então nestes casos tente atrair a atenção do mínimo de inimigos possível e continue correndo.

Assim como em Anemos, pegar os Aetherytes do mapa ajudará muito, portanto recomendo tentar acessá-los assim que possível.

  • O primeiro Aetheryte é Vlondette’s Retreat, acessível a partir do nível 21
  • O segundo Aetheryte é Geothermal Studies, acessível a partir do nível 23
  • O terceiro Aetheryte é Gravitational Studies, acessível a partir do nível 25

Missões de Eureka

Enquanto é possível de certa maneira negligenciar as missões em Anemos antes de chegar ao nível 20, aqui recomendo muito tentar pegar e concluir cada missão em seu devido nível. Apesar de não darem magicites para seu magia board, chegar ao nível elemental 25 e concluir a missão deste nível é obrigatório para começar a progredir com sua relíquia em Pagos. Portanto fique de olho nas missões e tente completá-las o mais rápido possível para aproveitar todos os materiais de upgrade obtidos através de FATEs e ao derrotar inimigos!

Pagos - Localização dos Objetivos das Missões

Pagos – Localização dos Objetivos das Missões

Nível 21: O Depleted Aetherial Stream fica localizado no topo da colina em The Cones, nas coordenadas X: 16.5, Y: 28.8. Para chegar neste local, saia de Icepoint em direção ao sul do mapa e comece a subir até a ponta da colina. Após interagir com o objeto, retorne para Krile em Icepoint.

Nível 23: O Depleted Aetherial Stream fica localizado em um vão nas coordenadas X: 26.3, Y: 30.6 no sul de Val River Belly. Após interagir com o objeto, retorne para Krile em Icepoint.

Nível 25: Vá até Eastern Edge nas coordenadas X: 30.9, Y: 20.7 e interaja com o ponto de destino. Após a pausa, interaja com o próximo ponto próximo dali nas coordenadas X: 30.7, Y: 21.0 e retorne para Kryle.

A partir daqui, também é possível falar com Gerolt para começar sua progressão da relíquia em Pagos. Uma missão estará disponível para começar e ela é necessária para acumular um dos recursos utilizados na progressão da relíquia. Falaremos mais a frente sobre as armas!

Nível 29: Utilize o Aetheryte para Geothermal Studies e vá até The Western Edge e pule a partir das coordenadas X: 9.9, Y: 21.3. Após falar com Ejika, retorne para Kryle.

Nível 35: Vá até as coordenadas X: 21.8, Y: 12.4 em The Fumarole e interaja com o ponto de destino. Retorne em seguida para Kryle.

Feito isso, todas as missões de Pagos estão concluídas! A partir daqui já é possível retornar a Kugane e habilitar acesso à próxima Ilha, Eureka Pyros.

Mutation e Adaptation

Um novo sistema para os inimigos da ilha é introduzido em Pagos. Mutation e Adaptation são transformações que ocorrem com algum inimigo específico quando um requerimento de hora e clima é atingido. Nem todos os mobs de Pagos sofrem estas transformações, porém os que o fazem normalmente dão algumas recompensas melhores que o normal, como baús específicos (Cold-warped Lockbox), mais experiência elemental e Vitiated Aether, necessário para upgrade das armas em Pagos.

  • Mutation modifica o elemento e o visual do inimigo e pode mudar também suas habilidades.
  • Adaptation aumenta o tamanho e dano causado por um inimigo e algumas vezes suas habilidades.

Como cada inimigo da ilha pode ter uma condição para Mutation e/ou Adaptation, porém como esse tipo de informação varia muito de mob para mob, não conseguirei listar uma informação resumida sobre cada um deles. Porém, caso tenha curiosidade em saber mais sobre possíveis mobs que causem este efeito, confira a planilha Eureka Bestiary.

Mapa Geral de Inimigos e Notorious Monsters

Assim como em Anemos, ter um mapa para mostrar onde é possível encontrar inimigos de cada afinidade elemental e nível ajuda e muito no processo de concluir seu Challenge Log. Lembre-se sempre também de pedir o Tracker da instância ao chegar em Pagos para ter uma ideia geral do que é possível forçar o spawn antes de tentar fazê-lo. Mais uma vez a ferramenta Eureka Tracker não é só recomendada mas também indispensável neste instância!

Notorious Monsters de Eureka Pagos, cortesia do Eureka Tracker

Notorious Monsters com loots notáveis!

De todas as ilhas de Eureka, Pagos tem alguns dos itens mais desejados e caros do jogo. Alguns são procurados para melhorar o poder e sobrevivência em Eureka e Baldesion Arsenal, mas também é possível encontrar itens cosméticos constantemente procurados no Market Board. Neste guia vou revisar todos os Conflitos Elementais e Notorious Monsters com um bom potencial de loots úteis!

🐰 Coelhos pra todo canto!

O primeiro diferencial de Pagos em relação a Anemos são dois FATEs extras encontrados na instância. O primeiro é o Down the Rabbit Hole do nível 20 nas coordenadas X: 18.2, Y: 26.9 em Frozen Lake. O segundo é o Curiouser and Curiouser do nível 31 nas coordenadas X: 21.1, Y: 21.4 em Brushtip Gap. Para resumir a utilidade desse FATE usarei apenas o de nível 20.

Down the Rabbit Hole

Caramba Arganthe, a coragem de matar um bicho tão fofinho, que monstra você aaaaaaaaaahhhhhhhh

Em minha defesa, esse Yeti malvado está de conluio com os Yukinkos da ilha pra maltratar os pobres coelhinhos. Ao defendê-los e completar o FATE, um deles passa a te seguir como uma forma de agradecimento para te levar à um baú de tesouro.

Ao concluir o FATE, você recebe um buff chamado Down to the Rabbit Hole que dura por 10 minutos. Enquanto mantém este bônus, um Happy Bunny irá segui-lo pela ilha e um Lucky Carrot aparecerá no seu inventário de itens de missão (e também nos detalhes da instância).

Ao clicar neste item, uma mensagem aparecerá no chat e na tela dando uma direção ‘aproximada’ da localização do tesouro, como na imagem abaixo. É possível clicar neste item apenas fora de combate, portanto ao passear com seu coelhinho por Eureka, tome bastante cuidado para prevenir qualquer combate o máximo possível. Preste bastante atenção também para que, mesmo que não esteja em combate, seu coelhinho não seja atingido por qualquer dano em área no caminho ou provavelmente ele também será morto.

Conforme você chega mais perto do baú, a mensagem vai mudando. Utilize isso e rosa dos ventos em seu mapa para localizar seu baú. Ao pegar um coelho, tente chegar o mais rápido possível, pois apesar de se ter 10 minutos para encontrar o baú, o FATE reaparece em mais ou menos 8 minutos após a conclusão do último, mas caso alguém ainda esteja com um coelho ativo este tempo será estendido.

Recomendo muito farmar o coelho apenas do FATE de nível 20, pois a recompensa é a mesma do FATE de nível 31, porém a localização geral dos tesouros é mais razoável e a probabilidade dos baús não muda.

Ao achar a localização correta, um dos seguintes baús aparecerá:

  • Bronze Coffer: contém 10.000 gil e itens comuns do contidos também em Pagos Lockboxes.
  • Silver Coffer: contém 25.000 gil e itens comuns do contidos também em Pagos Lockboxes.
  • Gold Coffer: contém 100.000 gil e, além dos itens do Pagos Lockbox, pode conter itens extremamente raros como a mascote Copycat Bulb que pode valer entre 25m e 40m gil e os itens necessários para criar o Hakutaku Eye Cluster, item chave obrigatório para obter a recompensa máxima do FATE The Wobbler in Darkness.

👄 Copycat Cassie

Copycat Cassie

CASSIE POP

A estrela de Eureka e mina de ouro de Pagos, o FATE Cassie and the Copycats, nas coordenadas X: 22.0, Y: 14.5 pode aparecer após derrotar diversos Ameretats de nível 40 nas lateriais de The Barren Arena, ao oeste do Aetheryte Gravitational Studies. Cassie pode aparecer apenas durante as tempestades de neve (Blizzards), e normalmente para isso é preciso derrotar diversos mobs com antecedência.

O motivo pelo qual este Conflito Elemental é tão procurado e capaz de encher uma instância em seu limite é o fato de que uma das possíveis recompensas deste FATE é o item Cassie Earrings, um brinco que concede 102 pontos do atributo principal do job + 3 de Haste, o que faz com que este item seja quase indispensável no kit de alguém que queira progredir em Eureka além do leveling. Este item custa, em média, 20 MILHÕES no Market Board. Não, não tou brincando e sim, ele vende!

Para receber a recompensa completa deste FATE, é necessário estar no mínimo no nível 34.

🦀 King Arthro

King Arthro

King Arthro antes de sua morte iminente. Não, não dropei o belt 😭

Assim como Cassie, o FATE Morte Arthro que acontece nas coordenadas X: 8.5, Y: 15.5 é muito procurado porque também pode dar como recompensa outro item muito procurado pelos exploradores de Eureka, o Speed Belt. Ainda que na expansão Endwalker os belts deixarão de existir, ainda dá tempo de tentar conseguir um destes para vender ou utilizar. Ele também concede 102 pontos do atributo principal do job + 3 de Haste.

Para fazer com que King Arthro (ou crab para os íntimos!) apareça, é necessário derrotar Val Snippers em Hot Water que ficam ao redor do lago. Assim como outros FATEs este também pode ser preparado com antecedência, mas King Arthto aparece apenas durante o clima Fog.

Tenha em mente no entanto que é sempre bom chegar no local que o FATE acontece com antecedência e entrar em um grupo, pois por ser muito procurado e de nível relativamente baixo, Arthro é sempre puxado instantaneamente e morre em menos de 30 segundos, portanto estar em grupo ajuda a gerar todo o enmity necessário para o crédito completo.

Para receber a recompensa completa deste FATE, é necessário estar no mínimo no nível 28.

👀 Hakutaku

Hakutaku

O moço tem tantos olhos que até os coelhos de Eureka tem alguns guardados de lembrança o.o

O FATE The Wobbler in Darkness acontece em The Val River Belly nas coordenadas X: 28.5, Y: 22.4 e apesar de parecer um FATE regular, ele tem uma pegadinha: normalmente não é possível conseguir Gold Rating ao concluir este FATE, não importa o nível de enmity gerado. Isso porque para de fato conseguir gold rate neste FATE é necessário utilizar o Hakutaku Eye Cluster, um item deveras caro para que isso aconteça.

Este consumível é craftado por Alchemists e os seis reagentes necessários (ex.: Burning Hakutaku Eye) podem ser obtidos apenas ao conseguir um Gold Coffer na casa dos tesouros de coelhos, porém tanto o Eye Cluster quanto os reagentes podem ser comprados – e vendidos – no Market Board. O preço destes olhos variam de acordo com a raridade. O mais comum custa em média 3000 gil, enquanto os mais raros custam em média 2 milhões 👀

A recompensa por utilizar o Hakutaku Eye Cluster é receber gold rating no FATE, o que também dá o item Optical Hat, que concede 125 pontos de atributos primário, 373 de defesa física e mágica, além de 3 de haste. Vale notar que ao derrotar Hakutaku com o Hakutaku Eye Cluster em seu inventário, o item é consumido ao ganhar gold rating no FATE.

Para fazer Hakutaku aparecer, basta derrotar diversos Bubber Eyes na região de The Val River Belly.

🐂 Hadhayosh

Hadhayosh

Hadhayosh, ou o Behemoth de Eureka. Montaria de Behemoth obrigatória para ficar por perto 😀

Apesar de não ser tão procurado como os FATEs mencionados anteriormente, Third Impact que acontece nas coordenadas X: 31.4, Y: 19.0 possui uma recompensa única, o Behemoth Pelt, que pode ser trocado por diversos itens com a Expedition Liaison nas coordenadas X: 31.1, Y: 24.3. O que faz com que as recompensas deste sejam diferentes das possíveis de se obter com Behemoth Horns obtidos do FATE em Coerthas Central Highlands é o fato de que esta comerciante vende as duas peças de heads já existentes do jogo, porém que podem ser utilizados por qualquer classe/job em qualquer nível.

Estou há mais de um ano em Eureka e ainda estou pra ver um Behemoth Pelt cair, porém caso consiga algum, além de poder trocar por um glamour exclusivo, você pode optar por vender este item no Market Board. Os preços variam entre 2 e 10 milhões e, acredite, muita gente paga pela possibilidade de usar os Behemoth Helms em qualquer nível e job!

Para fazer com que Hadhayosh apareça, é necessário derrotar Lesser Void Dragons na região de Agaric Rock no norte de Pagos. Note porém que Hadhayosh aparece apenas durante o clima Thunder, que acontece ocasionalmente.

Para receber a recompensa completa deste FATE, é necessário estar no mínimo no nível 31.

Pagos Weapon

Antes de seguir para a próxima ilha de Eureka recomendo – muito – trabalhar na sua Arma de Pagos, isso porque na minha opinião esse é o pior de todos os estágios, tenho a impressão que ele demora eeeeeeras até ser concluído, mas espero facilitar um pouco esse processo 😉 Então vamos revisar os dois elementos básicos para fazer isso acontecer.

Lembra que falei mais acima que o ideal é chegar no nível elemental nível 25 e se certificar de concluir a missão do mesmo nível assim que possível? Isso é necessário porque ao falar com Gerolt após este nível, ele vai falar sobre o famoso Chaleira Power™ e te orientar que, para progredir com sua arma em pagos, você precisará de um reagente obtido apenas ao coletar Vitiated Aether Crystals. Mas vamos por partes!

Pagos Crystals

Em Pagos não temos dois tipos diferentes de cristais. Ao completar Conflitos Elementais em Pagos você recebe os Pagos Crystals, necessários para diversos estágios de criação de sua arma, porém você recebe estes naturalmente durante o leveling na instância, portanto esta é a menor de nossas preocupações por aqui ^^

O que diabos é Chaleira Power™?

A CHALEIRA DE NOVO NÃOOOOOO

O nome é mais uma piada recorrente do processo de criação de relíquias de job desde o A Realm Reborn, porém basicamente o Chaleira Power é o “light” de Eureka. Ao criar relíquias do ARR ou Heavensward, todo jogador passou por um processo onde era necessário melhorar sua relíquia ao derrotar chefes de Trials ou ao concluir Duties diversos para coletar light.

O “light farm” de Eureka acontece em forma do que chamamos de Vitiated Aether e para começar a acumulá-lo, basta chegar no nível 25, concluir a missão de Kryle e interagir com Gerolt. Ele então habilitará a coleta de Vitiated Aether Crystals com a chaleira (óbvio) que poderão ser trocadas por Frosted Protean Crystals. A partir deste momento, um novo indicador aparecerá nas informações do Duty próximo ao tempo restante para indicar o acúmulo de Vitiated Aether como é possível ver na imagem acima.

Vitiated Aether Crystals são acumulados ao derrotar Notorious Monster, porém podem ser obtidos também ao derrotar inimigos acima do nível elemental do personagem e ao derrotar inimigos sob efeito de Mutation ou Adaptation. Basicamente completar qualquer atividade enquanto estiver em Pagos potencialmente pode conceder Vitiated Aether Crystals até um limite de 9, portanto fique de olho para transformá-los em Frosted Protean Crystals quando estiver perto de 9.

Como criar Frosted Protean Crystals

Crystal ForgePara transformar este gauge em Frosted Protean Crystals é necessário ir até a Crystal Forge que fica na Test Cavern 1-P nas coordenadas X: 6.1, Y: 21.5. Ao interagir com a Forja o jogo perguntará se quer converter sua quantidade atual de Vitiated Aether Crystals em Frosted Protean Crystals. Esta conversão acontece na proporção 1:1, portanto se tem um total de 6 Vitiated Aether Crystals completos mais um pouco de progresso no sétimo Crystal você receberá 6 Frosted Protean Crystals e o progresso do sétimo será mantido.

Falei antes porém é importante ressaltar: sempre converta seus Aether Crystals em Frosted Protean Crystals quando estiver próximo do limite! Caso você encha os 9 cristais você não receberá nenhum Vitiated Aether até convertê-los na Forja, e precisaremos de mais de um limite para todos os estágios da arma!

Como de costume, utilizarei a arma de Dragoon – o melhor job do joguinho 💜 – como referência para os nomes e estágios da arma, porém o processo é o mesmo para cada uma das armas, exceto para Gunbreakers e Dancers que ainda não tem nada em Pagos 🙁

Elemental Lance

Elemental Lance, estágio final da relíquia de Dragoon em Pagos

Para seguir todos os processos necessários lembre-se de ter sua Relíquia Anemos (ex.: Ryunohige Anemos) em seu inventário ou armory chest. Confira abaixo todos os materiais necessários para completá-la.

Estágio Requisitos
Ryunohige Pagos
Ryunohige Anemos e 5 Frosted Protean Crystals
Ryunohige Pagos +1
Ryunohige Pagos, 10 Frosted Protean Crystals e 500 Pagos Crystals
Elemental Lance
Ryunohige Pagos +1, 16 Frosted Protean Crystals e 5 Louhi’s Ice

Louhi’s Ice podem ser obtidos ao derrotar o Notorious Monster Louhi no FATE Louhi on Ice em Icebloom Cavern nas coordenadas X: 6.1, Y: 21.5. Para chegar nele, pegue o Aetheryte para Gravitational Studies e pule do precipício nas coordenadas X: 32.0, Y: 20.1 e tome cuidado com o Dragão na porta da caverna! É possível fazer Louhi aparecer após derrotar Val Corpses dentro da caverna durante a noite.

Cada vez que se derrota Louhi é possível receber 2 Louhi’s Ices, porém você pode trocar 50 Pagos Crystals por 1 Louhi’s Ice no Expeditioner Birdwatcher nas coordenadas X: 4.5, Y: 24.4.

Em resumo, será necessário um total de 500 Pagos Crystals, 31 Frosted Protean Crystals e 5 Louhi’s Ice para todos os estágios da arma Pagos.

Recompensas específicas de Pagos

Peças de Glamour de Pagos

NINJAS NÃO SENTEM FRIO OK?

Além das coisas caríssimas que repassamos na parte de Notorious Monsters com loots notáveis, as caixinhas que conseguimos Eureka Pagos estão recheadas de loots igualmente interessantes! Apesar de não serem tão caros como estes loots raríssimos, algumas peças de Glamour mais usadas no jogo podem ser obtidas aqui!

Alguns exemplos são as peças utilizadas no glamour da foto acima. Pagos Bandana, Pagos Gaskins, Pagos Sandals e o Pagos Shirt podem vir do Pagos Lockbox e são procurados constantemente no market. Todas as peças acima são nível 1 e podem ser usadas com qualquer Job ou Classe do jogo! Além disso, é possível conseguir outros loots bastante interessantes dos Cold-warped Lockbox que são baús que podem ser obtidos de qualquer inimigo que sofra uma mutação durante o combate. Estas lockboxes em especial podem conter itens valiosos como Ballroom Etiquette – Insufficient Petticoats que ensina o emote /shiver e Chainmail Hanger.

Lembre-se que para abrir tanto o Pagos Lockbox quando o Cold-warped Lockbox basta falar com a Expedition Lockpick em qualquer uma das Ilhas de Eureka ou também em Kugane, próximo ao Rodney, o Ferryman que nos leva para Eureka.

Chegamos no fim!

Chegamos finalmente ao final do artigos de Pagos e senhooooor esse deu um pouco de trabalho 😀 Mas não importa! Temos agora todas as informações que pessoalmente me deixaram encucada sobre Pagos no meu primeiro leveling, mas como sempre, caso encontre alguma informação importante e que não mencionei por aqui me avise!

Agora é hora de me aventurar com minha Lalafel em Pyros pra trazer informações fresquinhas da próxima ilha de Eureka e falar sobre uma das minhas coisas favoritas no jogo: as Armaduras Elementais!

Boa semana e nos vemos em Eorzea!

Tags

Ir ao Topo