• Início
  • FFXIV
  • Eureka: o guia compreensivo e “simplificado” – Parte 1: Anemos
FFXIV, Guias FFXIV

Eureka: o guia compreensivo e “simplificado” – Parte 1: Anemos

29 de julho de 2021 5 Comentários 4058 visualizações

Olá, gentes! 💜

Uma das coisas mais frustrantes do Final Fantasy XIV (sim, existem coisas frustrantes lá :D) é a falta de informação simplificada sobre como conseguir habilitar algumas coisas no jogo. Apesar do “A Realm Reborn” ser um graaaande tutorial, muitas vezes vejo amigos tendo dificuldades para desbloquear coisas relativamente simples como Trials Extreme, Beast Tribes, Duties fora do Main Scenario e as vezes até para desbloquear a habilidade de usar montarias no jogo.

Isso é algo que pretendo inclusive revisitar em algum momento criando algum guia simples para coisas que parecem simples e no final das contas não são, mas hoje vou deixar esses múltiplos tópicos de lado e tentar simplificar algo com o qual eu realmente tive dificuldade de juntar e condensar informações. Estamos falando de Eureka!

Nota: Apesar do propósito do guia ser simplificar o acesso à informações sobre Eureka, este guia será inevitavelmente grande! Porém vou tentar sumarizar todas as informações o máximo possível 🙂
Nota 2: Não sei aonde estava com a cabeça de querer colocar todas as informações de Eureka em um único post, portanto neste vou fazer uma intro + falar sobre Anemos kkkkkkkkkkkkkk :’)

Por que diabos fazer Eureka?

Os motivos pelos quais muitas pessoas fazem Eureka são variados: seja para completar a história, criar uma relíquia de Stormblood ou pelas múltiplas recompensas. Mas a verdade é que todo mundo começa Eureka por 2 motivos principais:

Elemental Armor

Aposto que em algum momento do jogo você viu algum tank em Limsa Lominsa brilhando mais que as skills de Dancer ou 24 pessoas com os gráficos de habilidade no máximo em uma Alliance Raid. Essa armadura dourada que parece ter vindo direto de um Tokusatsu é um Elemental Armor of Fending, e é um objeto de desejo de muitas pessoas. Pessoalmente comecei a fazer Eureka única e exclusivamente pra ter minha versão de Dragoon, que é idêntica porém com brilho verde.

Mais pra frente o negócio virou uma obsessão como é possível visualizar nas fotos acima 😀 A ideia em algum momento é ter todas as variantes de Elemental Armor +1 do jogo, e estou quase lá ^^.

Demi-Ozma

Demi-ozma

♫ Look at my Ozma, my Ozma is amazing

Muita gente que conheço começou Eureka com o único objetivo de receber a montaria da foto acima por dois fatores. O primeiro é o fator nostalgia: Ozma era um “ultimate boss” opcional do Final Fantasy IX que envolvia muuuita dificuldade; o segundo é o visual: o Demi-ozma muda de forma assim como o chefe original, porém de acordo com o ambiente. Em terra ele é uma esfera, enquanto voa um cubo e, embaixo d’água, assume a forma de um triângulo.

Não importa o motivo, o fato é que é uma das mounts mais originais do jogo e até então não encontrei ninguém que não tem intenção de tê-la na coleção!

Outros itens colecionáveis e ~muito~ valiosos

Todas as Ilhas de Eureka tem recompensas únicas que são obtidas através de múltiplas atividades e baús que são recebidos nas instâncias. Não apenas itens cosméticos como montarias, glamour ou decorações para casa, mas também diversos itens que servem pra melhorar sua sobrevivência e dano enquanto está fazendo algum conteúdo relacionado a Eureka.

Não se engane: itens exclusivos para Eureka, apesar de limitados à este conteúdo, são MUITO procurados, e existem diversos jogadores dispostos a pagar 20 milhões de Gil em um Cassie Earring!

Além disso, é possível farmar um pouco de gil de forma passiva ao fazer caça de tesouro dos Coelhos de Eureka, uma feature inclusa a partir da segunda ilha.

And we shall call it Eureka

Eureka é um conteúdo que foi introduzido na expansão Stormblood. Para acessá-la, é necessário chegar no nível 70 com qualquer job e ter feito a missão Stormblood, que é a conclusão do patch inicial da expansão. Feito isso, vá até Rhalgr’s Reach e fale com Galiena nas coordenadas X: 9.8, Y: 12.5 e pegue a missão And We Shall Call It Eureka.

Não entrarei nos detalhes do Lore de Eureka mas recomendo – e muito – assistir a todas as cinematics e prestar bastante atenção em qualquer missão no caminho. A história de lá é bastante rica e vale a pena acompanhar!

Uma vez que pegar a missão, fale com os NPCs necessários para conclui-la e fale com Rodney nas coordenadas X: 8.5, Y: 14.2 para começar sua expedição por Eureka Anemos, a primeira das 4 ilhas.

The Forbidden Land, Eureka Anemos

MAD BECAUSE ANEMOS

MAD BECAUSE ANEMOS

Não vou mentir, entrar em Anemos pela primeira vez e ver que você precisará de fato nivelar novamente pode dar uma leve desanimada, porém não se assuste! Você verá aqui no guia que, com algumas coisinhas você consegue facilitar bastante esse processo. Então vamos começar do começo!

COMO ASSIM UPAR DE NOVO ARGANTHE SUA LOUCA!111!1!!

Experiencia Elemental, representada pelo círculo de 6 pontos na barra de experiência

Experiencia Elemental, representada pelo círculo de 6 pontos na barra de experiência

Em Eureka, independente se você está no nível 80, você será ajustado para o nível 70 normalmente, portanto as habilidades acima deste nível não funcionarão. No entanto, além do seu nível regular, em Eureka você é introduzido ao nível Elemental, que vai aumentando conforme você derrota inimigos e cumpre objetivos na ilha.

Diferente também do nível regular, o nível e experiência elemental é o mesmo para todos os jobs, portanto se tiver mais de um job nivelado, todos eles poderão ser utilizados dentro do mesmo nível elemental que o outro. É possível trocar de jobs em Eureka desde que você esteja no acampamento na área inicial.

Cada Eureka tem um nível elemental máximo. O de Eureka Anemos é o nível 20.

Após chegar no nível 20 em Eureka Anemos é válido lembrar também que, apesar de estar no nível máximo da instância, seu personagem continua recebendo experiência, porém ele deixa de se beneficiar do bônus garantido por estar abaixo do nível 20. Para continuar o leveling, é recomendado prosseguir para Eureka Pagos.

Primeiro Contato

Ao chegar em Eureka é possível visualizar uma missão com Kryle nas coordenadas X: 18.4, Y: 32.1. Esta é a primeira de algumas missões um pouquinho complicadas de se acompanhar se não souber onde procurar. Para facilitar este e outros aspectos do post, irei utilizar o mapa já revelado, porém para abri-lo completamente, é necessário explorar a Ilha.

Depois de falar com Kryle pela primeira vez, fale em seguida com Gerolt que irá introduzir o conceito de Magia Board. Ele lhe dará um item que deverá ser utilizado no Magia Melder para que comece a utilizá-lo. Uma vez que atunar o seu primeiro magicite, duas novas missões aparecerão: uma que irá identificar o Expedition Provisioner, que vende vários itens. Recomendo comprar alguns Eurekan Potion pois eles serão muito necessários!

Em seguida fale com Kryle novamente, que recomendará que você se attune com o Aetheryte Crystal do acampamento e que você consiga um Protean Crystal. Estes podem ser obtidos ao derrotar qualquer inimigo na Ilha. Após entregar o crystal para Kryle, ela informará que estes serão usados para melhorar os equipamentos e arma de nível 70 que você recebe ao concluir a missão de job deste nível. Caso por algum motivo você não tenha estes itens, é possível comprá-los novamente de um Salvager. A arma do nível 70 será sua relíquia do Stormblood.

Feito isso, você está devidamente introduzido à Eureka! Certifique-se apenas de checar os demais NPCs oferecendo missões secundárias. A partir daqui, iremos revisar cada um dos features da Ilha.

Após entrar em uma instância de Eureka, você tem um total de 3 horas reais pra permanecer lá, porém você pode sair e voltar a qualquer momento para resetar este timer.

Duas regras básicas e MUITO importantes!

A primeira regra é: se atune com todo e qualquer aetheryte! Isso facilitará na hora de se mover em Anemos. Os dois Aetherytes de Anemos podem ser atunados a partir do nível 9. Faça isso assim que possível!

A segunda regra é: se morrer NÃO DÊ RELEASE! Caso você opte por dar release e voltar ao acampamento, você perde experiência elemental. Portanto, caso morra, mande um /shout com sua posição usando o comando <pos> para que algum outro jogador venha te resgatar! Experiência elemental é muito importante, e certamente todo mundo que já passou por Eureka, seja nível baixo ou nível alto, fará o possível pra ajudar 🙂

Missões de Eureka

Para progredir na história e habilitar mais upgrades para arma e equipamento será necessário concluir quests dadas pro Kryle ao longo do leveling e exploração de Eureka. Após receber uma destas missões, você não encontrará um indicador de onde você deve encontrar o Confluence necessário para concluí-las. Portanto, confira abaixo a lista das missões e localizações importantes para isso.

Anemos - Localização dos Objetivos das Missões

Anemos – Localização dos Objetivos das Missões

Apesar de não ter nenhuma missão em seu quest log, após chegar em cada um dos níveis listados e interagir com cada Confluence, um ícone de missão aparecerá novamente em Kryle para dar sequência às missões. Para cada missão completada você recebe um Magitice que pode ser alocado no Magia Melder.

Magia Melder

Magia MelderNão se assuste com a interface! Você basicamente utilizará esse Melder apenas uma vez, ou caso troque constantemente de jobs é possível que você realinhe um ponto ou outro. Não se preocupe em ‘distribuir’ os pontos de forma homogênea pois cada inimigo da ilha é de apenas um elemento.

Dito isso, todo e qualquer Magicite que você pegar normalmente será utilizado em um único elemento, pois iremos mudá-lo conforme necessário através do magia board. Na imagem selecionei o elemento Raio. A exceção para esta regra é caso queira alguns pontos de dano extra porém também um pouco de defesa, que será o segundo elemento à direita do selecionado, no caso da imagem Água, porém isso é algo que recomendo se preocupar após pegar mais Magicites.

Na imagem acima, utilizei meu primeiro Magicite no elemento raio, mas isso é indiferente. Mesmo colocando todos os pontos em um único elemento, durante o combate você poderá modificá-los através do Magia Board.

Magia Board

O conceito do Magia Board é simples o suficiente: cada inimigo em Eureka é ‘vinculado’ à um elemento específico, e cada um destes elementos é fraco contra outro. Isso é representado no Magia Board com uma seta. Na imagem ao lado é possível ver que a seta do elemento raio (com uma espada) aponta para o elemento água (com um escudo), portanto enquanto seus pontos de magicite estão em raio, você causará mais dano elemental à um inimigo de água.

O número no meio representa a quantidade de giros você pode executar de um elemento para outro. Apesar de limitado, normalmente você irá focar em um elemento específico antes de precisar mudar novamente e estes pontos recarregam com o tempo. Para girar, basta clicar com o botão esquerdo do mouse neste número para girar no sentido anti horário e botão direito para sentido anti horário. Quando chegar no elemento desejado, é só parar de clicar.

“Mas Arganthe, eu preciso olhar cada mob e fraqueza para girar o Board?” Não necessariamente! Após meses de Eureka eu descobri a coisa mais útil da vida: clique com o botão direito do mouse no nome de um inimigo e você verá as seguintes opções:

Ao marcar a opção “Set magia board aspect to offensive” automaticamente o magia board girará para o elemento oposto correto para dano. Caso queira receber menos dano, marcar a opção “Set magia board aspect to defensive” fará com que seus pontos de magicite sejam adicionados ao mesmo elemento do inimigo, o que aumentará a sua defesa contra ele.

Notorious Monsters

Os Notorious Monsters são FATEs de chefes que aparecem em várias localizações fixas das Ilhas de Eureka, e cada um com uma devida condição para spawn. Alguns podem aparecer apenas a noite, enquanto outros requerem um clima específico. Uma coisa em comum entre todos eles é que, para forçar o spawn de algum Notorious Monster, é necessário derrotar diversos inimigos específicos. Confira o seguinte mapa:

Notorious Monsters de Eureka Anemos

Notorious Monsters de Eureka Anemos, cortesia do Eureka Tracker

Com este mapa em mãos, é possível visualizar a localização de diversos tipos de mobs além da localização exata de cada Notorious Monster e seu devido nível/elemento. Para confirmar o que é necessário matar para spawnar cada um, recomendo utilizar uma ferramenta como o Eureka Tracker de Anemos, que também mostra corretamente em qual momento será possível spawnar algum NM específico e possíveis recompensas específicas de cada um. Recomendo que, sempre que entrar em Eureka, peça pelo Tracker que a instância já está usando para visualizar o que está em cooldown e não pode aparecer por um período de tempo.

Protean e Anemos Crystals

Cada Eureka tem suas próprias moedas, e as de Anemos são os Protean e Anemos Crystals.

  • Protean Crystals podem ser obtidos ao derrotar inimigos. Cada vez que um é derrotado, você recebe um bônus de sequência que aumenta o ganho de Protean Crystals no geral. Ainda assim não é uma forma de farm eficiente.
  • Anemos Crystals podem ser obtidos ao derrotar Normal Monsters que aparecem pelo mapa. Estes são utilizados na maioria para dar upgrade na Gear de Eureka, porém podem ser trocados por Protean Crystals.

Anemos Crystal ExchangeFarmar Protean Crystals em si é algo complicado e definitivamente não recomendado, porém eles são necessários para o upgrade da Arma. A melhor forma de consegui-los é de fato ‘quebrando’ Anemos Crystals com Gerolt.

Basta falar com ele, selecionar a opção Exchange Anemos Crystals e selecionar a opção que preferir: a primeira opção troca de 1 em 1 Anemos Crystal; a segunda de 10 em 10 e a última de 50 em 50. A proporção de Protean Crystals recebida pode variar de 1 a 5 para cada Anemos Crystal, portanto não há como planejar perfeitamente quantos Anemos Crystals são necessários para um valor x de Protean.

Upando seu nível Elemental

Nivelar em Eureka pode ser algo… relativamente chato de início, e na minha opinião ainda mais em Anemos. Das quatro ilhas, essa foi a que tive mais dificuldade de querer fazer justamente pelas informações incompletas e/ou absurdamente complexas. Depois que você entende o nível elemental e como otimizar esse farm, fica tudo um pouquinho mais fácil!

Potion of Harmony

Essa opção é feita com reagentes encontrados nos baús a partir de Eureka Pagos, que é a próxima ilha da lista. Portanto pra quem está entrando em Eureka Anemos pela primeira vez não é possível conseguir por si só estes reagentes. Porém pra sorte de todo mundo, eles são bem fáceis de se conseguir nas demais ilhas e são muito baratos no Market. Se preferir, a poção pronta também é bem barata. Recomendo SEMPRE utilizá-la. Cada poção dura uma hora.

Anemos Elemental

Anemos ElementalA fadinha de Anemos é uma entidade que pode ser encontrada em alguns pontos da Ilha. Ao ficar próximo dela, você recebe um bônus de experiência elemental. Além disso você recebe um outro bônus que aumenta o dano causado e concede uma cura ao longo do tempo enquanto manter o bônus.

Caso encontre uma fada em Eureka, lembre de avisar a localização para os demais jogadores na instância usando os comandos <pos> ou <flag> para enviar as cordenadas através do /shout!

Cuidado ao chegar perto da fada também! Caso esteja aggrado com algum inimigo e ele causar dano em área, ele pode atingir a pobre fadinha matando ela também :/

Challenge Log de Eureka

Challenge Log de Eureka

Challenge Log de Eureka. O meu está com o reward de XP zerado porque estou no nível máximo 🙂

O nosso querido Challenge Log que usamos pra ganhar MPG em Gold Saucer também pode ser muito útil aqui. Não apenas útil, mas eu diria imperativo para nivelar em Eureka. A quantidade de experiência elemental concedida pelos challenges é diretamente proporcional ao nível do seu personagem, portanto quanto mais alto seu nível mais XP você ganha!

Recomendo fazer SEMPRE todos os challenges da lista, incluindo os mais complicados que são os de derrotar Ashkins e Sprites. Estes são um pouco mais difíceis porque dependem de condições específicas: Ashkins spawnam apenas a noite, a partir das 18h até as 06h (Hora de Eorzea), enquanto que Sprites aparecem apenas de acordo com o clima atual na ilha. Durante chuvas, por exemplo, você deve procurar por Rain Sprites ao longo da ilha.

Vale lembrar que, para contar como progresso no Challenge Log, os mobs devem estar 2 níveis abaixo ou superior ao seu nível elemental atual.

Notorious Monsters dão muito XP, mesmo acima do seu nível!

Após completar o Challenge Log, pra mim a forma mais eficiente de upar o nível elemental é definitivamente fazer os Notorious Monsters. Alguns estarão no mesmo nível elemental, outros podem estar muito mais fortes e chegar nestes pode ser mais complicado, porém vale muito o esforço.

Recomendo se juntar ao chamado NM Train onde as pessoas da instância vão spawnando cada um dos NMs disponíveis. Mesmo que você morra no caminho, sempre há alguém pra te ressar e ajudar a percorrer o trajeto com mais segurança.

Além disso, diferente de Bozja, derrotar inimigos sem nenhum objetivo específico concede alguma experiência, mas não em vastas quantidades quanto os Normal Monsters ou Challenge log. Porém jogando relativamente pouco e sempre se certificando de finalizar o Challenge Log semanalmente você sobe de nível bem rápido!

Anemos Gear / Weapon

Como mencionei antes, Eureka é necessária para trabalhar em sua relíquia do nível 70. Apesar de atualmente elas não serem mais tão relevantes para combate, muitas pessoas procuram obter as relíquias de seus Jobs principais em todas as expansões. Assim como as relíquias do ARR, Heavensward e Shadowbringers, a relíquia de Stormblood requer muito tempo investido até completá-las, e todo o progresso é feito em Eureka.

Aqui também é possível melhorar sua gear artefato da expansão. Gear artefato são aqueles itens exclusivos de job, e no caso do Stormblood você recebe uma caixa com a gear Antiquated junto de sua arma ao concluir a missão de seu Job do nível 70. Em Anemos, é possível fazer o upgrade de sua gear artefato até o ponto onde ela pode ser colorida!

Para este fim, interagiremos muito com já conhecido parceiro-de-todas-as-ciladas-que-envolvam-relíquias-e-cachaça Gerolt em X: 18.0, Y: 32.2.

Não entrarei em detalhes sobre a história das relíquias e etc porque essa informação não é necessariamente relevante no nosso contexto. Porém, para fins de informação, segue abaixo uma lista de tudo o que você deve fazer em Anemos com um único Job antes de ir para a próxima ilha. Vale lembrar também que tudo abaixo deve ser repetido na mesma proporção para jobs adicionais. No nosso caso, usaremos como referência o melhor job do jogo: Dragoon 💜

Nota: sinto muito Dancers e Gunbreakers. Aqui em Anemos não tem nada de gear ou arma pra vocês :/

Ryunoghige / Trueblood Attire

Ryunohige Anemos e Trueblood Mail, relíquia e artefato de Dragoon respectivamente

Para começar a sequência de missões e upgrades dar relíquia e artefato de jobs, se certifique que você tem ambos. Caso por algum motivo tenha se desfeito da arma e da gear, visite algum Salvager nas cidades principais ou na casa da FC Noir caso você esteja no Lamia e faça parte dessa Company linda e cheirosa 💜

A verdade é que fazer o upgrade de ambos requer uma quantidade imensa de Protean e Anemos Crystals, mas vale a pena principalmente se seu Job tem um artefato belo que valha a pena conseguir a versão pintável.

Upgrade Ryunohige (Arma)Upgrade Trueblood Attire (Gear)
Estágio Requisitos
Antiquated Ryunohige Complete a Job Quest de nível 70, Dragon Sound
Ryunohige Antiquated Ryunohige e 100 Protean Crystals
Ryunohige +1 Ryunohige e 400 Protean Crystals
Ryunohige +2 Ryunohige +1 e 800 Protean Crystals
Ryunohige Anemos Ryunohige +2 e 3 Pazuzu Feathers
Pazuzu

Pazuzu Feathers podem ser obtidas ao derrotar o Notorious Monster Pazuzu. O FATE “Wall in the Willows” acontece nas coordenadas X: 7.3, Y: 21.7 em Newvoid. Note que Newvoid é uma área relativamente perigosa mesmo que esteja no nível elemental 20, portanto é recomendado estar no nível máximo de Anemos ou ser ‘escoltado’ até lá por algum amigo mais fortinho ^^. É necessário notar que, para o Pazuzu Feather ser parte do loot, seu nível elemental deve ser 20. Caso esteja abaixo disso, você receberá apenas experiência e Allagan Tomestone of the Poetics.

Caso prefira, é possível trocar 300 Protean Crystals por 1 Pazuzu Feather no Expeditioner Birdwatcher nas coordenadas X: 18.9, Y: 31.3.

Em resumo, serão necessários 1300 Protean Crystals e 3 Pazuzu Feathers para o estágio final da arma Anemos.

O conjunto completo de artefato é composto de 5 peças: cabeça, torso, luvas, perneiras e botas. Considere os valores abaixo para cada peça individual (todas custam o mesmo valor). Irei usar o nome da peça de Torso, Trueblood Mail, para referência.

Estágio Requisitos
Antiquated Trueblood Mail
Complete a Job Quest de nível 70, Dragon Sound
Trueblood Mail
Antiquated Trueblood e 50 Protean Crystals
Trueblood Mail + 1
Trueblood Mail e 150 Protean Crystals
Trueblood Mail + 2
Trueblood Mail +1 e 400 Protean Crystals
Anemos Trueblood Mail
Trueblood Mail +2 e 150 Anemos Crystals

Multiplicando todos os custos por 5 para todos os itens, serão necessários 3000 Protean Crystals e 750 Anemos Crystals para completar um conjunto de Armadura Artefato.

Recompensas específicas de Anemos

Red Mage Barding

Red Mage Barding

Por ser a primeira versão de Eureka acessível pra todos, as recompensas de Anemos em especial podem ser consideradas comuns, porém alguns itens ainda são bem interessantes.

Expedition LockpickHá algumas mascotes como Wind-up Mithra, Wind-up Fafnir e The Prince of Anemos que podem ser utilizadas ou vendidas no Market; a montaria Tyrannosaur Horn ensina literalmente um Tiranossauro de montaria. Alguns itens notáveis de glamour são obtidos nas lockboxes como Anemos Suspenders e Anemos Jacket. Porém meu item favorito que pode ser recebido em um Anemos Lockbox é o Red Mage Barding. Apesar de ser untradeable, é um barding lindo e único para seu Chocobo!

Todos esses loots podem ser recebidos ao abrir Anemos Lockboxes com a Expedition Lockpick dentro de Anemos nas coordenadas X: 18.1, Y: 31.7. É possível abrir as caixinhas também em Kugane, próximo ao Rodney, o Ferryman que nos leva para Eureka.

Além das recompensas exclusivas, nas caixinhas de Anemos é possível conseguir várias matérias grade V e VI, Clear Demimateria para vender nos comerciantes ou entregar para a restauração de Doma.

Chegamos no fim!

Ufa! Como disse, realmente pensei em condensar todas as informações relacionadas à todas as ilhas de Eureka em um único post, porém conforme fui descrevendo cada coisa específica de Anemos decidi por dividir esse conteúdo em partes. Prometo tentar não demorar muito para publicar as próximas partes, e farei questão de aproveitar minha alt para refrescar todas as informações relevantes para os próximos posts.

Note que eu não mencionei muito sobre poder elemental em si porque acredito que esse tópico ficará melhor a partir do momento que começarmos a falar de Logograms, portanto isso fica para os próximos artigos.

Caso acho que falta alguma outra informação importante por aqui avise, assim como se também tiver dúvidas 😉

Bom resto de semana e nos vemos em Eorzea!

Tags

Ir ao Topo