• Início
  • Destaque
  • Como avaliar se vale a pena vender um item na Casa de Leilão?
Destaque, Gold, Guias

Como avaliar se vale a pena vender um item na Casa de Leilão?

18 de outubro de 2019 3 Comentários 753 visualizações

Acho que uma das perguntas que mais me fazem em meu canal da Twitch é como descobrir a viabilidade de algum item na Casa de Leilão. Apesar de que isso é algo que varia de item pra item, algumas regras básicas podem determinar essa informação de maneira simples. A ideia deste post é fazer com que cada pessoa possa avaliar, por conta própria, como um determinado item deverá ser criado e vendido na CdL e quais critérios usar para avaliar.

Para este propósito, usaremos diretamente o Addon TradeSkillMaster como fonte de informações. Nesta situação, o TradeSkillMaster é tão útil como fonte de informação de taxa de vendas do item na região como para avaliar a possibilidade de lucro de itens criados.

Taxa de Vendas na Região

Este é o termo que vamos utilizar pra determinar qual a chance que um item tem de ser vendido cada vez que ele é listado. A única maneira atualmente de saber esta taxa é utilizando o addon TradeSkillMaster, e esta informação será baseada nas informações de todos os usuários do addon, pois não existe uma maneira de mensurar isso entre todos os jogadores do WoW. Pelo fato do TSM acompanhar diretamente esta informação, a taxa de vendas mais precisa é fornecida por ele.

A taxa de vendas no addon é representada na Tooltip do item. Veja um exemplo:

Nesta imagem, vemos que a Taxa de Vendas na Região da Mola Reforçada é de 0.48, o que quer dizer que a cada 100x Mola Reforçada postadas, 48% delas normalmente são compradas ou vendidas.

Com base nesta informação, podemos dizer que quanto maior a taxa de vendas na região, maior a chance de um item que está listado na Casa de Leilão seja vendido.

Caso sua tooltip do addon TradeskillMaster não esteja exibindo esta informação, digite /tsm no chat, vá até a aba Settings > Configurações de Tooltips (2º item) > Fontes de Valor e marque a opção “Exibir Taxa de venda na Região”:

Como saber se o limite é muito baixo?

Como uma regra geral, a Taxa de Vendas na Região é um valor numérico que exibe o quanto aquele item vende, porém nem sempre um valor baixo significa que o item não vende. Existem diversos tipos de itens no jogo, desde materiais de profissão à equipamentos, e esta taxa pode influenciar mais em itens que custam mais barato e/ou tem procura constante. Pessoalmente sigo a seguinte regra para determinar a validade da Taxa de Vendas:

  • 0.30 para consumíveis (poções, frascos, comidas e melhorias para equipamentos) atuais;
  • 0.50 para materiais atuais (plantas, minérios, couro e materiais de encantamento) atuais;
  • 0.10 para consumíveis de outras expansões;
  • 0.15 para materiais de outras expansões;
  • Para outros itens sazonais ou transmogs e mascotes de batalha, eu não considero a Taxa de Vendas, pois normalmente serão muito baixas ou não existentes.

Visualizando a Taxa de Vendas na Região para determinar o que criar

Na janela de criação do TradeSkillMaster, além do nome do item e o valor de lucro/prejuízo, podemos visualizar a Taxa de Vendas na Região. Vejamos alguns exemplos usando como referência a profissão Encantamento da minha personagem Arganthe, no servidor Azralon:

Na imagem acima podemos ver que o encantamento Pacto de Aceleração tem uma Taxa de Venda na Região de 0.58. Além disso ele está estimando um lucro de 124g na criação do item. Nesta ocasião temos dois fatores que certamente me fariam criar alguns pergaminhos deste encantamentos: o fato de que vou vender por mais gold do que eu gastaria com os materiais (usando o preço de mercado como referência) e que eu teria 58% de chance de vender o item.

Ainda neste mesmo screenshot é possível ver que o Selo de Aceleração teria 36% de chance de venda, porém ao invés de ter algum lucro, eu teria um prejuízo de 86g, pois o preço dos materiais é muito mais alto no momento que o pergaminho pronto.

Já neste outro exemplo, visualizando alguns encantamentos de Cataclysm, é possível ver que o lucro da maioria dos encantamentos é bastante alto, porém a Taxa de Vendas na Região de cada um não passa de 5%. Isso significa que o lucro estimado seria alto considerando o preço de mercado deste pergaminho e o custo dos materiais antigos, porém a chance de vender é quase nula. Pessoalmente, eu criaria 1 pergaminho de cada um com um lucro muito alto para tentar a venda, porém já teria em mente que provavelmente eles não irão vender, pois são consumíveis de outra expansão e possuem bem menos procura atualmente.

Mas isso não significa que uso esta mesma regra para itens não consumíveis. Utilizando ainda encantamento como referência, suponhamos que ao invés de um pergaminho de encantamento você queira vender um brinquedo ou mascote:

Na imagem acima é possível ver que o brinquedo Braseiro da Luz Meridiana estima que a taxa de vendas na região é de 0.04, mas considerando que ele é um brinquedo que o jogador precisa aprender apenas uma vez para tê-lo, a taxa faz um pouco de sentido. Ainda assim, eu pessoalmente mantenho pelo menos 1 brinquedo no leilão e eventualmente encontro um comprador.

Quanto às mascotes Caldeirão Encantado, Caneta Encantada e Tocha Encantada, a taxa de vendas pode não representarem corretamente a venda destes itens. Por serem mascotes, o jogador pode vender o item criado diretamente no leilão (ex.: Caldeirão Encantado) ou a mascote aprendida e engaiolada (ex.: Caldeirão Encantado). A taxa de vendas e lucro irão representar apenas o item criado, não a mascote engaiolada. Porém, por experiência própria, eu crio, aprendo e engaiolo todas as mascotes criadas por profissão antes de colocá-las no leilão.

Avançado: como usar a Taxa de Vendas na Região nas operações do TradeSkillMaster?

No TradeSkillMaster, desde a versão 4.0, existem diversas fontes de preço (price sources) e funções quer permitem fontes de preço que não necessariamente sejam valores em gold serem utilizadas em qualquer campo do addon que permita uma fórmula de cálculo. A Taxa de Vendas na Região é representada pela fonte DBRegionSaleRate. Com esta informação em mente, podemos aplicá-la das seguintes formas:

Criar itens apenas com um lucro e Taxa de Vendas na Região mínimos

Suponhamos que você tenha uma operação de criação de pergaminhos de encantamento, e você quer adicionar na fila de criação do addon apenas aqueles pergaminhos que deem um lucro de pelo menos 500g e que tenham uma Taxa de Vendas na Região igual ou maior que 0.10. Você pode utilizar a seguinte fórmula no campo de Lucro Mínimo da sua operação de Criação (Crafting):

ifgt(DBRegionSaleRate, 0.10, 500g)

Nesta fórmula dizemos para o addon que se o DBRegionSaleRate é maior que 0.10 (ifgt = if greater than) ele passará para o próximo critério que é checar se o lucro mínimo (Valor de Mercado – Valor gasto para criar o item) é igual ou maior a 500g. Caso o primeiro critério, Taxa de Vendas na Região, não seja atingido, o lucro mínimo será irrelevante e o item não irá para a fila de criação do addon.

Postar materiais por um preço reduzido caso a Taxa de Vendas na Região esteja abaixo de um valor mínimo

É muito comum para quem costuma vender materiais, principalmente antigos, que o preço esteja absurdamente alto justamente por não existir uma referência no leilão naquele momento que leve em conta a média de valor deste item no servidor (olá, Couro do Urso de Guerra). Isso pode causar vários efeitos, principalmente a queda da taxa de vendas na região pelo preço do material estar absurdo e ninguém se interessar. Uma fórmula que determine o valor máximo do item para um valor menor seja colocado em prática pode ajudar o item a, de fato, ter uma chance de vender, logo aumentar um pouco a taxa de vendas na região. Veja abaixo:

iflt(DBRegionSaleRate, 0.10, 110% DBRegionMarketAvg, 150% DBMarket)

Nesta fórmula dizemos para o addon que se o DBRegionSaleRate é menor que 0.10 (iflt = if lower than) que o preço de postagem do item seja o valor de 110% DBRegionMarketAvg, mas que caso contrário o preço de postagem do item seja 150% DBMarket. Usando o próprio Couro do Urso de Guerra como exemplo, criaremos uma operação de venda (auctioning) para um grupo contendo apenas este item e nele colocaremos os seguintes preços mínimo/máximo/normal:

Para o preço mínimo, iremos considerar que ele valha pelo menos o equivalente a 65% da Média de Mercado da Região:

65% DBRegionMarketAvg

Para o preço máximo, diremos que o addon verifique a Taxa de Vendas na Região e retorne 125% da Média de Mercado da Região (DBRegionMarketAvg) caso esta Taxa seja de 0.10 ou menos, e que caso a Taxa seja maior que isso retorne o valor de 150% do Preço de Mercado do Servidor (DBMarket):

iflt(DBRegionSaleRate, 0.10, 125% DBRegionMarketAvg, 150% DBMarket)

Para o preço normal, seguiremos a mesma lógica do preço máximo, porém diminuindo os valores de DBRegionMarketAvg e DBMarket, considerando que o preço normal será a referência para undercuts caso haja mais alguém no leilão postando este material:

iflt(DBRegionSaleRate, 0.10, 90% DBRegionMarketAvg, 100% DBMarket)

É isso, pessoal! Sei que tem muita informação neste post, mas tentei juntar todas as informações sobre como eu avalio quais itens colocar – ou não – na Casa de Leilão. Espero que estas informações ajudem e, caso ainda haja dúvidas, deixe-a nos comentários ou me visite para falarmos mais sobre na Twitch 🙂

Tags

Ir ao Topo