Destaque, Outros Jogos, Reviews & Opiniões

Review – Mind Over Magic

14 de março de 2024 0 Comentários 723 visualizações

Olá, gentes! 💜

Aproveitando que começou hoje a Promoção de Outono do Steam, resolvi que o primeiro review aqui do site vai ser de um jogo que tem consumido bastante do meu tempo livre! Estou falando de Mind Over Magic, criado pela Sparkypants e publicado pela Klei, uma desenvolvedora conhecida por outros jogos como Don’t Starve e Oxygen not Included, mas que agora está publicando jogos de outros desenvolvedores indie!

Desde já peço desculpas se o formato do review ficou longo ou se tem muitos detalhes para uma versão supostamente reduzida de como funciona o jogo, então se você gosta deste tipo de conteúdo e está acostumado a acompanhar reviews escritos deixe um comentário com dicas de como posso melhorar este formato ^^.

O Mind Over Magic é um jogo de simulação e sobrevivência onde você pode criar e otimizar uma escola de magia! Entre as atividades, além de obviamente ensinar vários aspectos mágicos, você pode cultivar plantas exóticas, criar poções e explorar o subterrâneo desta escola atrás de desafios e itens úteis.

Trailer do Jogo

Informações

  • Desenvolvedora: Sparkypants
  • Distribuidora: Klei Entertainment
  • Data de Lançamento: 14/12/2023
  • Status do Jogo: Lançamento Antecipado
  • Preço: R$ 45.99 na Steam
  • Jogo Recebido Gratuitamente: Não

Review

Pra quem já jogou Oxygen not Included a premissa acaba sendo a mesma: comece o desenvolvimento da escola a partir de um alicerce básico e, conforme você recruta novos estudantes, você dá aulas de magia e, ao mesmo tempo, coleta recursos para o desenvolvimento da escola, além de pesquisar uma imensa árvore de talentos para habilitar melhorias como salas de aula avançadas para cada aspecto de magia, cômodos específicos como salas de rituais, cozinha, ateliê, hospital, etc. Cada um desses cômodos específicos vem com uma ou mais vantagens que auxiliam da sobrevivência e sanidade de alunos e professores. Além disso, vários rituais estão disponíveis para professores e alunos, sendo o mais importante deles o ritual de Repelir Névoa.

Corra contra o tempo para evitar a Névoa!

Mind Over Magic - Névoa se aproximando

O primeiro desafio do jogo é a névoa que se aproxima da escola, e como ela requer constante atenção, este é o primeiro e mais importante ritual desbloqueado no livro de rituais. Os materiais para o ritual são encontrados ao redor da escola e a quantidade – bem como os materiais específicos – são determinados pela distância da escola: quanto mais próxima a névoa está da escola, mais simples são os materiais. A medida que você repele a névoa, novas áreas ao redor da escola vão sendo reveladas e com elas novos materiais ficam disponíveis. É possível continuar repelindo a névoa, porém a combinação de materiais vai ficando mais complexa, o que pode demandar requisitos específicos como docentes com habilidades específicas em algum aspecto de magia ou materiais disponíveis apenas por uma parte do dia.

Explore o subterrâneo para descobrir novas câmaras e segredos

Mind Over Magic - Câmaras no subsolo da escola

O segundo ritual mais importante – mas que precisa ser feito apenas uma vez – é o de desbloquear o “Underschool”, que é basicamente uma série de câmaras abaixo do alicerce da fonte de mana. Uma vez desbloqueado, você terá acesso gradativo às sub câmaras, e neste caso é necessário enfrentar diversos tipos de inimigos para desbloquear mais salas. Cada vez que desbloqueia uma sala nova você pode encontrar materiais úteis, novos rituais para melhorar atributos de alunos e desafios tanto para alunos quanto para professores.

Avaliação de Jogabilidade

No Mind Over Magic você encontra o kit básico de um jogo de sobrevivência: é preciso gerenciar recursos bem como a quantidade de professores e alunos que você pode ter, os recursos podem se tornar escassos com o tempo e caso não sejam bem gerenciados, e o fator dificuldade progride ao longo do tempo conforme você afasta a névoa da escola.

Mind Over Magic - CombateSobre combate, o estilo das lutas lembra bastante o combate por turno de Darkest Dungeon, porém a diferença entre os “níveis” de combate é bastante punitiva, principalmente para aqueles jogadores que preferem desbloquear melhorias em um ritmo mais calmo ou não necessariamente focado em combate. O nível de habilidade dos NPCs é diretamente determinado pelo nível da varinha mágica deles, sendo os níveis atuais 1, 2 e 3. É possível evocar alunos com um ponto a mais de habilidade, porém estes custam recursos preciosos e a melhor aposta é definitivamente a árvore de pesquisa, onde é possível estudar métodos para melhorar as varinhas, porém a um custo alto de tempo e recursos.

Em termos de exploração, você percebe logo ao afastar a névoa da escola uma segunda vez que você começará a ver coisas novas como árvores e vegetação diferentes, alguns cristais que podem ser minerados e que concedem consumíveis úteis e reagentes importantes para o late game. Ao afastar a névoa mais ainda você observa materiais com requisitos mais complexos, como árvores que podem ser cortadas apenas por docentes com habilidade 3 ou maior no aspecto de natureza, ou algum cogumelo que pode ser colhido apenas durante a noite. Assim como é necessário fazer melhorias para combate, criar varinhas e promover estudantes com habilidades altas em determinado aspecto mágico é super importante para coletar reagentes mais complexos.

Ainda sobre exploração, porém falando das câmaras subterrâneas, você começará a observar a necessidade de professores e alunos com habilidades específicas, como magias de fogo para combate (que são as únicas que podem dar acertos críticos) e personagens especializados em magias de terra que funcionarão como ‘tanks’ nas lutas. Isso ajuda bastante a desbloquear várias câmaras, mas algumas podem requerer três combates diretos para que uma seção seja desbloqueada. Neste ponto é bom ressaltar a conveniência de consumíveis, como poções de cura e regeneração de mana.

Já minha parte favorita, a progressão do jogo e melhorias levam muito tempo e esforço para serem concluídas, porém gostei de como isso é aplicado no geral. Ao longo do gameplay, você vai pesquisar salas específicas como salas de aulas especializadas. Em uma sala de aula simples ou avançada, todos os alunos aprendem magias de todos os aspectos, porém nas salas especializadas os alunos aprendem muito mais rápido sobre um aspecto específico.

Cada sala de aula especializada requer um conjunto de mobílias específicas, bem como uma estação de ensino dedicada a este aspecto, além de características físicas da estrutura, como, por exemplo, o Geomancer’s Hall, dedicado ao ensino do aspecto terra. Esta sala precisa estar no térreo da escola (“grounded”), enquanto o Windy Pinnacle, sala dedicada ao aspecto ar, precisa ser “towered”, ou seja, não pode ter nenhuma outra sala de qualquer um dos lados ou embaixo desta. O jogo tem um total de 7 keywords para a estrutura de um determinado cômodo, e assim como a mobília são obrigatórios para habilitar algum cômodo avançado. Cada cômodo avançado possui benefícios que fazem com que a progressão a longo prazo seja mais prática e os bônus compensem o esforço.

Avaliação de Aspectos Gerais

Mind Over Magic - Exemplo de uma Escola já desenvolvida

A parte de gráficos do jogo é sensacional, tanto em termos de ilustração como de animação. Tanto itens complexos como estações de ensino quanto itens mais simples como pequenas plantas e monstros são muito detalhadas e visualmente agradáveis. A variedade de visuais para cada tipo de cômodo ajuda a criar ambientes únicos, porém o jogo peca um pouco na parte de customização de personagens iniciais. É possível rolar aparências de personagens o quanto necessário, porém não é possível escolher atributos específicos para cada um.

Mind Over Magic - Exemplo de TooltipEm termos de áudio, os sons ambientes criam a atmosfera adequada para o estilo do jogo, bem como as músicas: apesar de não serem muitas, é possível notar o cuidado tido na hora de criar a ambientação correta tanto para as tarefas do dia a dia quanto para a parte de combate. Cada nível de desafio tem sua própria música e elas ficam cada vez mais épicas quanto mais se aumenta a dificuldade.

Já sobre a interface é possível notar facilmente que se trata de um jogo nos estágios iniciais do lançamento antecipado, mas isso não quer dizer que informações estão faltando, e sim que pode usar um pouco de refinamento.

Você pode obter informações detalhadas sobre cada item no jogo, desde personagens a detalhes sobre cada câmara no underschool, e o tooltip destes itens exibe detalhes necessários para entender aspectos importantes do jogo, bem como informações sobre cada palavra-chave mencionada e interações possíveis.

Os tutoriais do jogo também são extremamente informativos, e de forma semelhante ao Oxygen Not Included, cada vez que você executa uma ação nova, o jogo cria pequenos avisos no canto superior esquerdo da tela que levam a tutoriais mais avançados sobre aquela funcionalidade.

O jogo ainda não está habilitado para mods na Oficina do Steam, exceto pelos Pacotes de Idiomas criados pela comunidade, inclusive em Português. Você pode encontrar a tradução para o jogo, criada pelo usuário phfigueredo, neste link.

Mind Over Magic - Níveis de dificuldade

Por último, mas não menos importante, o Mind Over Magic oferece diversas opções em termos de dificuldade de jogo. Com o update lançado hoje, 14/03/24, além de 3 tipos de dificuldades básicas, é possível também customizar a experiência geral do jogo, adicionando desafios extras como palavras-chave de cômodos aleatórias, o modo Iron Mage que não permite salvar ou carregar o jogo manualmente e personalização da dificuldade de combate geral. Além disso, cada grau de dificuldade permite a customização completa de todos os aspectos de dificuldade, desde os tipos de eventos aleatórios permitidos quanto maldições ocasionais que acontecem sobre cada raça do jogo ocasionalmente.

Conclusão

Eu sou extremamente suspeita quando falo sobre qualquer jogo que a Klei esteja envolvida, porém vejo muito potencial no Mind Over Magic, especialmente por ter acompanhado o lançamento e desenvolvimento do Oxygen Not Included e visto o quanto o jogo evoluiu, especialmente graças ao feedback da própria comunidade do jogo. Este primeiro update do Lançamento Antecipado mostra muitas melhorias em relação ao primeiro release do jogo em Dezembro, além de correções de bugs importantes.

Para um jogo em lançamento antecipado o Mind Over Magic me deu nenhum problema até então. É comum jogos em acesso antecipado terem ao menos um aspecto que pode fazer com que o jogo fique ruim, mas não é o caso com este.

A curva de aprendizado do jogo é bem suave, e o aspecto que mais causava um gatekeeping na progressão foi modificado na atualização mais recente, portanto a evolução da escola vai ser bem mais prática do que antes e modificada apenas por aspectos do próprio gameplay, e acredite quando eu digo que se jogos de simulação de colônias e construção de bases são o seu tipo de diversão, você também vai perder hoooras neste jogo, assim como eu!

No momento não tenho uma interface própria para review aqui no blog, mas se fosse pra dar uma nota de 1 a 5, daria para Mind Over Magic um 4.6! Vale a pena aproveitar o desconto de 10% acontecendo na Steam a partir de hoje para pegar o jogo.

Obrigada por acompanhar até aqui! Bom restinho de semana 💜

Tags

Ir ao Topo