Blog, FFXIV

A Saga Ruby Dragon continua

27 de julho de 2021 1 Comentário 768 visualizações

💜 Olá, gentes! Peço licença pra chorar as pitangas aqui.

Quem me acompanha pelas lives na Twitch ou no meu Twitter sabe que há alguns meses tenho um grande nemesis no Final Fantasy XIV. Não se trata de algum boss de raid Savage, algum Hunting Mark bizarro ou um drop inexistente de Eureka, e sim um peixe. Apesar do nome, o Ruby Dragon é um Legendary Fish do FFXIV que tem me dado um pouco de dor de cabeça nos últimos meses, não apenas pela dificuldade de conseguir finalmente pegá-lo, e sim porque ele é o único obstáculo entre mim e o título que tanto almejo no jogo: Grandmaster Caster.

Meu mini museu de pesca

Meu Mini Museu de Pescaria com quadros e aquários contendo os peixes que mais me desafiaram na busca pelo título Grandmaster Caster… com um quadro vazio :/

Legendary Big Fish?

Cada Fishing Hole do FFXIV contém vários peixes de inúmeros tipos. Alguns deles requerem condições especiais para pesca como hora correta do dia, clima adequado e as vezes até alguma habilidade específica. Porém o que cada um desses holes tem em comum é que todos possuem no mínimo um Big Fish, que são os peixinhos verdes especiais. Alguns destes peixes estão disponíveis desde o início de cada expansão, porém a cada Patch os holes vão sendo completados com novos Big Fish, até o Patch final, onde os 6 últimos peixes da expansão são adicionados. Estes 6 últimos são conhecidos como Legendary Big Fish.

Normalmente estes carinhas representam desafios bizarros para finalmente conseguir se pescar algum deles. Exemplo:

Na imagem acima é possível visualizar no Fishing Log (Tecla Y por padrão) as informações do Fishing Hole Halo, em Dravania Forelands. Nele é possível encontrar dois Big Fish, sendo que o último – o Problematicus – é um Legendary Big Fish. Para pescar um Problematicus, é necessário pescar 3 Fossiltongues e 5 Granite Crabs para receber um bônus de Fishing Intuition. Esse bônus fica habilitado por cerca de 2 minutos. Além disso, o clima no mapa deve ser Clear ou Fair Skies entre 10 e 15 horas (Hora de Eorzea) e é preciso dar Mooch em um Granite Crab. Ufa!

Desse "Problematicus" não sofro mais RAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Desse “Problematicus” não sofro mais RAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Esse é só um exemplo de “condição” necessária para pegar um Legendary Big Fish. O caso do Ruby Dragon é semelhante, porém um pouco mais complicado 😛

Como Pescar um Ruby Dragon

Num xei. Nunca pesquei 🙁

Brincadeiras a parte, o Ruby Dragon é o Legendary Big Fish do Hole Ruby Price, em Ruby Sea. Ele está disponível apenas quando o clima do mapa transita de Thunders para Clouds, das 04 as 08 horas (Hora de Eorzea).

Porém essa não é a única condição. A “isca” para o Ruby Dragon é o outro Big Fish deste hole, o Ku’er, que fica disponível na mesma transição de clima, porém pode ser pego a partir das 00h. Pra isso usamos o Mooch, que nada mais é que jogar de volta um peixe que você pescou antes para pegar um maior.

A grande pegadinha do Ku’er no entanto é que esse maldito canibalzinho sádico pode dar Mooch em outro igual a ele mesmo! Não basta ser difícil por si só pegar um desses, você ainda precisa aceitar o fato de que o seu Mooch pode trazer outro igual… se fisgar D:

A estratégia para pegar um Ruby Dragon é simples na teoria: Vá para Ruby Sea antes das 00h, pesque um Coeurl Snake Eel e dê Surface Slap. Isso garantirá que qualquer coisa que demore mais de 20 segundos para morder seja um Ku’er. Depois disso, use a habilidade Patience II e começe a jogar a linha. Caso você fisgue algo que não seja um Powerful Tug (Representado por !!!) só deixe escapar. Caso você consiga um Powerful Tug puxe o peixe e, caso não escape, você terá um Ku’er engatilhado para Mooch antes da janela do Ruby Dragon começar. Feito isso aguarde até as 04h e cuidado pra não cancelar o Mooch por acidente, pois ele ficará habilitado até recastar outra habilidade ou cancelá-lo.

Janelas do Ruby Dragon, Cortesia do Fish Tracker App

Janelas do Ruby Dragon, cortesia do Fish Tracker App

Feito isso, as 04:01h use o Mooch e torça pelo melhor, mas espere pelo pior. Muito pode acontecer: a primeira fisgada do Ku’er que pegou antes da janela pode falhar; você pode conseguir fisgar algo e ser outro Ku’er, mas em qualidade normal, o que força o uso da habilidade Mooch II, que permite dar Mooch em um peixe que não seja HQ. Caso nada fisgue, volte no começo da estratégia e, exceto pela parte de esperar a hora certa, faça tudo de novo.

Minha rotina nos últimos meses tem sido ficar de olho nas janelas raríssimas do Ruby Dragon enquanto pesco outros peixes de Shadowbringers também. Estou nessa há tanto tempo que estou quase terminando o achievement de Big Fish da expansão antes de conseguir de fato um Ruby Dragon :'(

Apesar das múltiplas tentativas perdidas e desânimo geral com o Achievement, tentar pescar o Ruby Dragon me fez conhecer muitas outras pessoas que compartilham do meu entusiasmo com pescaria no FFXIV. Vi vários outros companheiros de pesca finalmente conseguirem seus títulos com este mesmo peixe e torço pra que minha vez esteja chegando. A próxima tentativa será na quarta-feira de manhã, por favor desejem boa sorte.

E é isso. Só queria realmente compartilhar um pouco da minha atividade favorita no FFXIV e como ela vira um desafio complexo apesar de fishing ainda ser um Job considerado casual para muitos ^^.

E você, já se aventurou na pesca no Final Fantasy XIV?

Boa semana e bom reset! Nos vemos em Eorzea! 💜

Tags

Ir ao Topo