• Início
  • Gold
  • Mudanças na Casa de Leilão no 8.3: Tudo o que você precisa saber!
Gold

Mudanças na Casa de Leilão no 8.3: Tudo o que você precisa saber!

26 de dezembro de 2019 5 Comentários 2382 visualizações

Em outubro, tivemos o primeiro anúncio do próximo Patch de conteúdo do WoW, Visions of Nzoth, o Patch 8.3, que será lançado no dia 14 de Janeiro de 2020! Além o anúncio de uma nova raide, novas atividades e temporadas de PvP e Masmorras Mítica+. Mas a mudança mais esperada pra mim é definitivamente a reconstrução da Casa de Leilões!

Sempre me perguntam sobre o que isso vai mudar na prática, então resolvi escrever um post com todas as informações pertinentes sobre essa mudança, e como ela afetará o dia a dia na AH tanto de quem usa bastante a funcionalidade quanto do jogador que tem pavor de usá-la 🙂

Novidades Gerais

A primeira coisa que chama a atenção na interface é que, apesar de não agregar diretamente nenhuma funcionalidade de Addon de AH existente, o time de desenvolvimento do jogo focou bastante na facilidade garantida por eles.

Favoritos

A janela principal (Comprar) da Casa de Leilões listará automaticamente qualquer item definido como favorito, o que facilitará muito na hora de olhar leilões de itens de mais interesse imediatamente. A lista de favoritos é diferente por personagem, portanto é possível marcar como favoritos itens pertinentes à cada personagem, como gemas, encantamentos e consumíveis:

Lances disponíveis apenas para itens não empilháveis

De agora em diante a opção de lance (bid) não estará mais disponível para itens empilháveis, como mercadorias e consumíveis. A opção de lance estará disponível para itens como mascotes, montarias, equipamentos e qualquer outro item que não possa ser empilhado.

A opção de colocar um leilão apenas em modo de lance aparecerá apenas se um item não empilhável for colocado na janela de venda do leilão. Confira abaixo:

Janela de venda de itens. Lances disponíveis apenas para itens não empilháveis.

Mesmo sendo possível adicionar opção de lance (bid) aos leilões, o Modo de arremate é marcado por padrão.

Será virtualmente impossível marcar um leilão como apenas lance por acidente, visto que o Modo de arremate é marcado por padrão mesmo para itens onde é possível ajustar valor de lance. Para itens empilháveis, a opção de marcar ou não o Modo de arremate não aparece de forma alguma.

Novos Filtros

A tela de Compras foi remodelada para, além de incluir itens favoritos visíveis logo de imediato, novos filtros foram incluídos no leilão: Somente não coletados para incluir itens colecionáveis, como equipamentos para transmog, mascotes, brinquedos e montarias.

Além deste, um novo filtro de Somente Aprimoramentos foi incluso para refletir apenas potenciais upgrades. Não consegui testar no PTR se isso considerará engastes de gemas e atributos extras além de nível de item, porém imagino que inclua sim.

Apesar de claramente o objetivo do rework da AH não ser necessariamente dispensar o uso de addons, estes novos filtros irão cumprir a utilidade básica de alguns, principalmente dos relacionados à coleção.

Adeus às pilhas (stacks)

Esta é a mudança de mais impacto com a nova AH na minha opinião. A Casa de Leilão como conhecemos sempre foi utilizada de maneiras diferentes por diversos jogadores, e o que normalmente diferenciava o jogador que ocasionalmente utiliza da AH para aquele que passa bastante tempo nela era a noção de pretty stacks, termo dado ao ato de se listar um item em uma pilha que instigasse a compra em maiores quantidades, como por exemplo pilhas de 50, 100 e 200.

Na nova Casa de Leilão, isso não existe mais. A partir do 8.3, será possível listar um número indefinido de itens sem separar os leilões em pilhas, e para quem for comprar os itens, será possível comprar exatamente a quantidade necessária do item procurado.

Veja na prática como isso funcionará:

Esta mudança trás uma série de prós e contras:

Prós

  • Para quem compra materiais em grandes quantidades, esta mudança é excelente pois não será mais necessário comprar leilões de múltiplos tamanhos ou encher a caixa de correio;
  • Não será necessário dar undercut em outros leilões, tecnicamente todos os leilões de um item podem ter exatamente o mesmo preço;
  • Mesmo podendo postar tudo de uma vez, você pode “separar” seus leilões ao dar preços diferentes;
  • Isso facilitará bastante o reset de leilões para repostar a preços maiores.

Contras

  • Por não existir mais o “pretty stacking”, a estratégia de vender um número adequado por um preço maior é anulada;
  • É possível que muitas pessoas não entendam que não será mais necessário dar undercut em outra auction para vendê-la, portanto é possível que veremos uma grande variação de pequenas quantidades e pequenos preços quase semelhante à que existe hoje;
  • Não é possível saber, entre todas as auctions do mesmo preço, quais venderão primeiro. Nos testes que fiz, os leilões mais recentes aparecem como primeiras opções na hora da compra, porém não pude confirmar se isso funciona apenas para mim ou para outras pessoas também.

Por um lado vejo uma possível queda no preço de muitos itens com as mudanças relacionadas à ausência de pilhas no leilão, mas acredito que a longo prazo isso deva melhorar e a mentalidade geral de postagem de itens no leilão passe pelo mesmo. Apesar disso, meu lado goblin me diz que aproveitarei bastante para comprar itens bem baratos para revenda com isso 🙂

Custos de depósito para reagentes de volta ao normal

Apesar de todo o rework da Casa de Leilão, o que eu mais queria chegará também no Patch 8.3: a volta dos custos de depósito de reagentes baseado no valor de venda para o comerciante! Para quem não se lembra, no início de Battle for Azeroth, a Casa de Leilão de todos os reinos ficou absurdamente cheia de materiais postados em pilhas pequenas, se não de 1 item apenas, o que fazia com que a AH no início da expansão fosse absurdamente lenta.

Em uma tentativa de contornar o problema “desencorajando a postagem de itens individualmente”, os custos de depósito subiram significantemente, fazendo com que postar materiais em pilhas menores fosse absurdamente caro, o que é problema principalmente para materiais extremamente valiosos e que não costumam ser vendidos em grandes quantidades (ex.: gemas, minérios raros como Minério de Kório e Minério de Pirita).

Depósitos normalizados, vendedores felizes!

Com essa mudança, nenhum jogador será penalizado por querer postar 17x Folha de Sonho, uma vez que o preço de depósito será baseado na porcentagem do valor de venda do comerciante, independente da quantidade de itens postada!

Mudanças também na Caixa de Correio

Apesar de não terem sido completamente reformuladas, os correios da Casa de Leilão são agora mais intuitivos e menos repetitivos!

Leilões de um mesmo item repetidos se acumulam na caixa de correio!

Todas os leilões de um mesmo item expirado e que tenham sido postados juntos retornam em uma única carta! Isso vai economizar – e muito – o tempo de ida e volta da caixa de correio para o leilão.

Todos os leilões comprados de um mesmo item também são agrupados.

Mesmo que tenha comprado, ao mesmo tempo, diversos leilões de um mesmo item a múltiplos preços, a compra também ficará agrupada na mesma carta, porém não será possível saber exatamente de quem o item foi comprado.

Todos os leilões vendidos para uma mesma pessoa também são agrupados em uma única carta.

Se você vende vários itens iguais para o mesmo comprador, toda a venda também é incluída em uma única carta.


Acho que o post cobriu todas as mudanças que chegarão com o Patch 8.3 no dia 14 de Janeiro de 2020! Caso algum tópico tenha passado batido, fique a vontade para pontuar 🙂

Boa semana!

Tags

Ir ao Topo