Destaque, Gold, Guias

Como ganhar gold no WoW com Profissões: Alquimia

20 de novembro de 2019 10 Comentários 3244 visualizações

Acho que a pergunta que mais recebo constantemente durante minhas lives na Twitch é sobre como ganhar gold com profissões. É super comum algumas pessoas ainda perguntarem por qual profissão trocar outra pois a que tem no momento não dá nenhum lucro. Mas será que a pessoa utiliza o máximo da profissão? Será que ela tentou ir além do óbvio para criar algum item e colocar na Casa de Leilão?

Pensando nessas e muitas outras dúvidas, resolvi criar um post para cada profissão sobre múltiplas maneiras de aproveitar sua profissão no WoW para ganhar gold. Nesta série de posts não quero fazer uma lista de itens a se criar, mas instigar o raciocínio sobre como identificar e aproveitar cada oportunidade que as profissões primárias do WoW oferecem. E começaremos com aquela que considero uma das profissões que as pessoas mais se “embananam” na hora de ganhar goldz: Alquimia.

Alquimia em World of Warcraft

Alquimia é a profissão responsável por criar principalmente consumíveis como poções, frascos e elixires, além disso dá a possibilidade de criar vários materiais valiosos através da Transmutação. Mas as habilidades de um alquimista no WoW vão além disso, pois existe a possibilidade de criar algumas mascotes, reagentes para outras profissões e inclusive uma montaria.

Ganhar gold com alquimia pode ser extremamente fácil, porém por ser uma profissão deveras popular em termos de “dar ouro”, existe muita competição de outras pessoas que pensam da mesma forma e quanto mais gente postando itens, mais eles tendem a ficar baratos.

Fugindo do Óbvio

A maioria das pessoas que tem alquimia como profissão imaginam que a única maneira de ganhar algum gold com ela seja vendendo os consumíveis mais recentes, e isso de certo modo é correto. Porém é importante que algumas observar que criar frascos e poções atuais como a Poção de Batalha Superior da Agilidade e o Frasco Maior da Correnteza dificilmente dão lucro, a não ser que você tenha o Grau 3 destas receitas que dá uma chance extra de criar poções e frascos a mais, além da chance a mais dada também pela Esfera de Transmutação de Silas (quando transformada em Poção de Prosperidade de Silas). Caso não tenha o Grau 3 E a Esfera, não vale a pena criar nenhuma poção ou frasco atual justamente pelo fato dos materiais muitas vezes custarem mais que o item pronto. Todos esses fatores devem ser levados em consideração. Mas como posso ganhar gold com alquimia senão com itens atuais?

Fico feliz que tenha perguntado ^^

Consumíveis de Utilidade

Poção AguanegraPra mim, algumas das coisas que tenho mais procura em termos de alquimia são consumíveis de utilidade: poções para correr mais rápido, poção para caça de tesouro, poções para nadar mais rápido e etc. Veja alguns exemplos:

Consumíveis Cosméticos

Apesar de serem cosméticos, algumas pessoas ficam realmente surpresas de saber o quanto outros jogadores gostam de itens que mudem a aparência de alguma forma. Alquimia felizmente concede algumas possibilidades!

  • Tintura Transmutada (Warlords of Draenor): muda o gênero do personagem.
  • Óleo Profano (Mists of Pandaria): deixa seu personagem em uma escala de cinza.
  • Oléo de Pigmeu (Wrath of the Lich King): reduz o seu tamanho gradualmente até finalmente te transformar em uma gnoma.

Mascotes Únicas

Alquimia tem duas transmutações de mascotes super úteis que podem ser criadas 1 vez por semana (elas compartilham recarga de transmutação diária, porém o item criado é único e não é possível criar outro antes de abrir o que já está na bolsa). Por compartilharem chances com outras mascotes comuns de outras fontes, estas mascotes são extremamente raras, porém podem ser engaioladas e vendidas na Casa de Leilão.

Mascotes de Alquimia em BfA: Sangrinante Inchado, Escorregadio, Crorg Bebê e Saltador Molagrenagem

Mascotes de Alquimia em BfA: Sangrinante Inchado, Escorregadio, Crorg Bebê e Saltador Molagrenagem

A receita Transmutar: Carne em Ajudante de Battle for Azeroth transforma 10x Coxa Carnuda, 10x Lombinho Fibroso e 5x Osso Manchado de Sangue em um Saco Tremelicante. Ele leva 7 dias para finalmente se transformar em um Saco Roncador, que ao ser aberto pode dar múltiplas mascotes comuns do jogo, porém também podem dar 4 mascotes que podem ser obtidas apenas desta forma:

Mascotes de Alquimia em Legion: Porquinho Taumatúrgico, Transmutante e Porquinho Escarpacosta

Mascotes de Alquimia em Legion: Porquinho Taumatúrgico, Transmutante e Porquinho Escarpacosta

Já a receita Transmutar: Carne em Ajudante de Legion transforma 3x Filé de Urso Gorduroso, 20x Garra Inteira, 20x Dente Inteiro, 1x Transmutagênico Viscoso, 1x Transmutagênico Oleoso e 1x Transmutagênico Negro em um Saco Pulsante. Ele leva 7 dias para finalmente se transformar em um Saco Ruidoso, que ao ser aberto pode dar múltiplas mascotes comuns do jogo, porém também podem dar 3 mascotes que podem ser obtidas apenas desta forma:

Apesar da complicação de ter que ficar sempre de olho para ver quando os sacos de mascotes “chocam”, existe muita procura por estas mascotes, porque nem sempre alguém tem paciência de criar o item ou sacrificar uma transmutação diária para tentar a sorte. Como uma vendedora de mascotes raras, posso afirmar que elas vendem super bem, vale tentar – e muito – a sorte!

Frasco das Areias

Draco de Arenito

Draco de Arenito

Uma das montarias mais procuradas na Casa de Leilão desde que foi lançada no Cataclysm, o Draco de Arenito é a montaria ensinada pelo Frasco das Areias, item criado por Alquimistas. Porém conseguir a receita para esta montaria não é uma tarefa fácil: além de ser necessário ter o máximo de alquimia do Cataclysm (75), também é preciso ter treinado arqueologia e obter o item Vaso Canópico ao criar projetos de arqueologia Tol’vir.

Esta não é uma tarefa fácil, pois não é garantido que um Vaso Canópico sempre terá uma receita dentro. No meu caso, fazendo arqueologia com 3 alquimistas desde Mists of Pandaria, só dei a “sorte” de pegar minha receita recentemente, no BfA. Porém, caso não tenha a receita e não tenha a intenção de farmá-la, ainda é possível ganhar algum gold com ela: a maioria dos reagentes necessários também são criados por alquimia, e podem ser vendidos no leilão:

Ainda antes de ter a receita do Frasco, pessoalmente vendia bastante estes materiais para outros alquimistas. Todas as receitas são ensinadas por treinadores de Alquimia do Cataclysm.

Poções, Elixires e Frascos para Segredos

Algo bastante comum desde o Legion, as montarias e mascotes secretas requerem diversos tipos de itens e alguns deles são de profissões. No caso da Alquimia, ela é bastante presente na busca pela Filhote de Dardejante do Sol:

Filhote de Dardejante do Sol

Transmutações

Um dos jeitos mais garantidos de se ganhar gold com Alquimia no WoW pra mim consiste em ter múltiplos alquimistas criando diferentes transmutações. Porém elas podem ser um pouco confusas pelo fato de muitos transmutes, independente da expansão, compartilharem tempo de recarga, mas nem todos entram nela.

Existem alguns materiais que só podem ser obtidos através de transmutação, e outros podem complementar materiais complicados de se obter ou fazer em outras profissões. Veja alguns exemplos:

  • Transmutar: Vero Ouro (Cataclysm): um dos materiais mais rentáveis desde o Cataclysm e até hoje, utilizado para o Frasco das Areias e transmogs valiosos como a Acha-de-armas de Elemêntio. Pode ser feito sem limite de recarga.
  • Transmutar: Jade Selvagem (Mists of Pandaria): As gemas raras de Pandaria ainda são procuradas até hoje por serem muito utilizadas para fazer as Panteras de Joalheria, isso inclui não apenas a Jade Selvagem, mas para o Rubi Primordial, o Coração do Rio e o Resplendor do Sol. Cada uma das gemas podem ser criadas transmutando suas contrapartes mais simples. Podem ser transmutados sem limite de recarga.
  • Transmutar: Ar Primevo em Fogo (Burning Crusade): Os materiais elementais de Burning Crusade mesmo hoje são extremamente valiosos, e um dos com mais utilidade e procura constante no leilão definitivamente é o Fogo Primevo. Existem várias transmutações de Burning Crusade entre materiais elementais, e as forma de se obter as receitas variam. Esta transmutação compartilha recarga diária com outras.
  • Transmutar: Água Enfeitiçada em Terra (Warlords of Draenor): Os materiais elementais de Draenor podem ser muito abundantes, porém um deles, a Terra Mágica, ainda é bastante procurada para criar itens como a Bolsa de Tramandinga. É possível aprender com o Tomo dos Elementos Enfeitiçados todas as transmutações de elementais de Draenor e convertê-los em Terra. Pode ser feito sem limite de recarga.
  • Transmutar: Arcanita (Classic): uma das minhas transmutações favoritas, a Barra de Arcanita é utilizada em muitos itens de transmog do Clássico, itens estes na maioria com aparências únicas e com muita procura no leilão, mas também para completar itens necessários para armas lendárias, como a Barra de Elemêntio Encantada. Pode ser feito sem limite de recarga.

Como melhorar ainda mais o ganho com Alquimia

Existem duas maneiras principais de aproveitar ainda mais tudo o que se pode dar gold em Alquimia. Uma delas é escolhendo uma especialização, e a outra é aumentando a quantidade de Alquimistas entre seus personagens.

Múltiplos Alquimistas

Alquimia é uma profissão que oferece muitas coisas rentáveis, porém uma parte delas está atrás de uma recarga diária, como as transmutações. Neste guia, sugeri não apenas as transmutações de materiais, mas as de mascotes também, e ter mais de um personagem criando estes itens pode ser super interessante.

Sempre escolha uma Especialização

Apesar de não surtirem efeito após Warlords of Draenor, as especializações de alquimia podem ser muito benéficas na hora de criar itens antigos porém valiosos. No meu caso, sempre que um personagem chega no nível máximo, mudo suas duas profissões de coleta para duas de criação: Alquimia e Engenharia. Para os alquimistas extras, sempre escolho ser uma Mestre da Transmutação.

Caso você tenha um alquimista que também faça o Frasco das Areias ou os frascos necessários para criá-lo, recomendo ter um Mestre dos Elixires. Ela não aumenta a chance de obter mais um Frasco das Areias, porém os frascos utilizados se beneficiam desta especialização.

Escolher uma especialização é muito simples: basta alcançar o nível 300 de Alquimia de Classic e iniciar uma missão nos treinadores de Alquimia em Orgrimmar e Ventobravo.

Explore as opções, nivele e colecione o máximo de Receitas possíveis

Ter uma vasta lista de receitas de alquimia pode ser bem benéfico. Como dito, o intuito deste post é estimular o raciocínio para que cada pessoa que o leia pense nas receitas de alquimia que tem e comece a procurar possíveis benefícios pra elas.

Muitos itens criados por alquimistas tem importância como itens para serem consumidos, porém alguns funcionam como reagentes para outras criações também.

Nunca subestime o poder de vender algo de profissão que não esteja ligado à expansão atual. Por experiência própria, tenho mais sucesso com alquimia antiga do que com a da expansão justamente pelo fator que comentei mais cedo: muita concorrência levando o preço dos itens bem abaixo do esperado.

Não corra atrás apenas dos itens citados no artigo! Eles são exemplos de aplicação prática de como observar e vender receitas de expansões antigas, mas as sugestões não param por aí. Abra seu almanaque de receitas, leia a tooltip de cada uma das receitas que tem e pesquise, sempre!


Espero que este post ajude os Alquimistas de plantão a correrem atrás e pesquisar todo o potencial que esta profissão maravilhosa oferece! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de tópico não mencionada aqui, deixe um comentário!

Este é o primeiro de diversos posts sobre como ganhar gold com Cada profissão. O próximo artigo da série será sobre Engenharia, a ovelha negra das profissões (pelo menos é o que muita gente acha, mas eu não hahah).

Bom feriado!

Tags

Ir ao Topo